Rui Palmeira participa do lançamento da orientação curricular do Ejai. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
A mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Maceió, a secretária de Educação e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA), do Conselho Municipal de Educação (COMED), e do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas(CEDU/UFAL), além de estudantes representando o Jovem, o Adulto e o Idoso.
Rui Palmeira participa do lançamento da orientação curricular do Ejai. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
Rui Palmeira, parabenizou o esforço de cada educador envolvido na construção das orientações. “É muito gratificante ver alunos da Ejai, que por diversas razões abandonam os estudos, voltam, mesmo com muito esforço, para a sala de aula. Certamente é um sonho e uma conquista de cada um de vocês. Tenho convicção que essas orientações são motivo de orgulho”, destacou o prefeito.
Rui Palmeira participa do lançamento da orientação curricular do Ejai. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
Para a secretária de Educação, o momento representou um marco na modalidade de educação de jovens, adultos e Idosos da rede, momento esse considerado por ela o lançamento de um importante produto que norteará todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem para os próximos anos no município. ” Esse é um momento impa na cidade de Maceió. Por meio dessa forte parceria com o Pnud entregamos não só esse como vários outros produtos, frutos de um trabalho que vocês professores conseguiram produzir o que nos temos hoje como politica de educação do município de Maceió. Quero que todos saibam que nos gestores estamos assumindo esse compromisso perante todos vocês presentes, mas é importante que a rede queira fazer acontecer, por que podemos fazer livros lindos e escrever cosias maravilhosas, mas se a gente não quiser abrir, se não tiver a formação e se não quiser fazer, não faz”.
O retorno aos estudos nessa faixa etária, segundo o estudante Sergio Domingos, da escola Natalina Costa, faz com que o próprio aluno perceba o seu crescimento e tenha uma visão diferenciada. “Percebi essa mudança em casa mesmo, com minha esposa. Ela disse que eu estava muito mudado. Então eu passei a ver a escola de outra forma e hoje eu tenho prazer em estudar”, ressalta o estudante, que atualmente é pedreiro e sonha em ser escritor.
As orientações se organizam em torno das redes temáticas. A metodologia busca conhecer de perto a realidade da comunidade dos jovens, adultos e idosos a fim de que as práticas pedagógicas se aproximem da vida desses estudantes a partir do seu dia a dia. A orientações curriculares da Ejai integram a coleção da publicações do projeto Semed/Pnud de apoio à estruturação da politica de educação.
O material está dividido em cinco partes: a primeira, uma leitura histórica da EJA no Brasil e em Maceió. A segunda diz respeito a realidade da EJA no cotidiano escolar. A terceira fala sobre a metodologia da Rede Temática. A quarta faz uma abordagem da Rede Temática na Prática Pedagógica, e a quinta e última parte contempla a Formação e Avaliação em EJAI.
Ascom Semed/ Janaina Farias
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