quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Semed promove 2º Seminário de Avaliação Educacional


Professores e gestores debaterão caminhos para a organização escolar.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta quinta-feira (7), o II Seminário de Avaliação Educacional na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Durante o encontro, serão discutidas estratégias de organização escolar através de debates com as equipes gestoras, professores das escolas municipais, técnicos da Semedo e parceiros da Rede Municipal de Ensino. O evento acontece no Hotel Maceió Atlantic, às 8h.

Tendo como tema “Autoavaliação: Um Caminho para a Organização Escolar”, a iniciativa tem como objetivo socializar as experiências de autoavaliação realizadas em três Escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió, validando processos de melhoria da organização escolar.
Durante o evento também será lançada a 2ª edição das Diretrizes da Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Maceió e assinado um Memorando de Entendimentos para o apoio a pesquisas educacionais que contribuam com a Rede de Ensino.
O projeto de autoavaliação se inspira na experiência realizada na Universidade do Porto, em Portugal, acompanhada pelo Dr. Paulo Marinho, professor titular da instituição e um dos palestrantes do evento. Integram a programação, além dele, a secretária de Educação Ana Dayse Dorea, a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, a presidente do Conselho Municipal de Educação (COMED), Elisângela Mercado e representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL).
O evento é uma parceria da Semed e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e dá prosseguimento ao I Seminário de Avaliação Educacional realizado no ano de 2016, que iniciou o debate sobre as propostas das Diretrizes de Avaliação e novas abordagens de Avaliação Escolar.
Confira a programação:
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura do Encontro e Lançamento das Diretrizes da Avaliação da/para Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Maceió
Ana Dayse Rezende Dorea, Secretária Municipal de Educação (SEMED)
Maria Teresa Amaral Fontes, Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
Felipe Sigollo, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Educação.
Elisângela Mercado, Presidente do Conselho Municipal de Educação (COMED)
Cezar Nonato, Diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU)
09h30 – Painel: Experiências de Implementação da Autoavaliação Escolar na Rede Municipal de Ensino de Maceió.
Coordenação:
Rita Ippolito, Coordenadora-Geral do Projeto SEMED/PNUD
Paulo Marinho, Professor Visitante no Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas e Consultor do PNUD na Coordenação do Projeto Piloto de Autoavaliação de Escolas.
Expositores:
Patrícia Calheiros, Coordenadora do Setor de Avaliação Educacional (SAVE/SEMED) e Coordenadora do Projeto Piloto de Autoavaliação pela SEMED.
Escola Luiz Pedro IV – Silvânia da Silva, Almir Nascimento e Andra da Silva
Escola Monsenhor Antônio Assunção – Rosangela Sandes e Jailton Júnior
Escola Selma Bandeira – Alessandra Almeida

11h00– Aula Magna – A autoavaliação na sua relação com uma cultura organizacional potencializadora de melhorias: que papel para as Comissões/Equipes de escolas?
Profa. Dra. Carlinda Leite, Profa. Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
12h00 – Lançamento das Diretrizes da Avaliação da/para Aprendizagem, Assinatura de Memorando e Encerramento
Marcelo Palmeira, Vice-Prefeito de Maceió
Ana Dayse Rezende Dorea, Secretária Municipal de Educação (SEMED)
Maria Teresa Amaral Fontes, Analista de Programas do PNUD
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: