terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Educação lança orientações pedagógicas para Ejai


Publicação norteará a didática desenvolvida na modalidade.
Foto: Ascom Semed
O livro “Orientações Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Ejai)”, publicação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), será lançado em uma cerimônia que acontece nesta quarta-feira (06), às 18h no Maceió Atlantic Suites. A obra tem o objetivo de conduzir os profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem da modalidade.

O livro possui informações que apontam características fundamentais para entender o contexto histórico e social dos alunos da Ejai, além de apresentar práticas a serem adotadas na didática dos professores. O relatório “Universalizar a Alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública”, divulgado em agosto de 2016, serviu de subsídio para a elaboração do material. O projeto nasceu de uma proposta coletiva e é fruto da parceria entre a Secretaria, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O evento contará com a presença de Carlinda Leite, professora representante da Universidade de Porto, em Portugal. A instituição auxiliará no monitoramento da aplicação da nova dinâmica de ensino. De acordo com a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, a publicação encerra o ciclo de publicações pedagógicas que passa a atender todas as etapas e modalidades de ensino. Ela destaca a importância do projeto e da Ejai no desenvolvimento social do município.
“A Educação de jovens, adultos e idosos é uma das mais importantes modalidades da rede de ensino, pois é dirigida a quem não teve oportunidade de completar seus estudos. Esse livro é um instrumento importante de informação e debate dentro do âmbito escolar, porque questiona a utilização de um currículo não-flexível dentro da escola para essa população, dinamizando assim o ensino”, disse Rita.
O lançamento também terá participação dos idealizadores do projeto, gestores da Semed, Pnud e Ufal, além de profissionais da rede municipal de ensino.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: