A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na última quinta-feira (7), o II Seminário de Avaliação Educacional na Rede Municipal de Ensino de Maceió. O evento contou com a participação da professora doutora Carlinda Leite, catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal.
Segundo a professora, estudos dos últimos anos têm demonstrado que a avaliação pode e deve ser um instrumento muito importante para melhorar a aprendizagem dos alunos e para melhorar a qualidade das instituições de ensino.
Carlinda Leite, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foto: Pei Fon/ Secom |
“Nesta ideia de construir um ensino de melhor qualidade, Portugal criou algumas políticas públicas que se orientam por esses princípios. Isto baseado em metas da educação para 2020. Dentro dessa dinâmica está o envolvimento das pessoas e das escolas em processos de diagnósticos das instituições de ensino”, afirmou Carlinda.
Essas experiências entusiasmaram a equipe da Semed para fazer uma troca de conhecimento com a finalidade de aprimorar o ensino das escolas de Maceió. Assim, o I Seminário de Avaliação Educacional realizado no ano de 2016 deu início ao debate sobre as propostas das Diretrizes de Avaliação e novas abordagens de Avaliação Escolar do município.
O II Seminário, por sua vez, dando continuidade a esse debate, teve como objetivo socializar as experiências de autoavaliação realizadas nas Escolas Luiz Pedro IV (Cidade Universitária), Monsenhor Antonio Assunção (Serraria) e Selma Bandeira (Benedito Bentes), experimentado e validando processos e instrumentos de melhoria da organização escolar.
Em relação à avaliação de unidades de ensino, Carlinda destacou que cada escola apresenta um dinamismo diferente que precisa ser trabalhado de forma particularizada. “O avanço na educação deve ser acompanhado e construído em conjunto com as instituições, os pais e a comunidade. E é importante relatar aqui o comprometimento da secretária Ana Dayse nesse processo de avanço. Só a presença dela já representa essa vontade de ajudar”, frisou.
A professora salientou ainda que a Prefeitura de Maceió vem trabalhando estratégias perceptíveis para avançar no gerenciamento das escolas. De acordo com ela, o lançamento da 2ª edição das Diretrizes da Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Maceió representa esse esforço.
Por fim, ela comemorou a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Prefeitura de Maceió, o Centro de Investigação e Intervenção Educativa e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto para o apoio ao aprofundamento de pesquisas educacionais que contribuam com a educação de Maceió.
Marcondes Leite (estagiário)/ Secom Maceió.
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