quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Prefeito entrega certificados a entidades culturais


Entrega de certificados às entidades selecionadas como Pontos de Cultura.
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realizou a entrega de certificados às entidades culturais selecionadas para a implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, nesta quarta-feira (6). A cerimônia de certificação das instituições aconteceu na Escola Silvestre Péricles, no bairro do Pontal da Barra e contou com a participação do prefeito Rui Palmeira.

Com a implantação da Rede, estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) terão entre as atividades complementares atividades como o teatro, circo, dança, poesia, folclore, música popular e cultura africana.
“A ação integrada entre a cultura e a educação vai fazer com que Maceió instale, de forma pioneira, 15 novos pontos de cultura que vão funcionar dentro das unidades escolares. Nós vamos atender aproximadamente 20 escolas, que vão levar atividades como dança, música, poesia, teatro e diversas outras ações de integração entre os alunos dessas escolas. Tudo isso vai possibilitar o acesso a cultura de uma forma mais ativa”, detalhou o prefeito Rui Palmeira.
Entrega de certificados às entidades selecionadas como Pontos de Cultura.
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
A implantação da primeira Rede Municipal de Pontos de Cultura é uma iniciativa do Município, por meio de um convênio firmado com o Ministério da Cultura.  Cada instituição cultural selecionada receberá R$ 60 mil para promover atividades que irão complementar a formação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino dentro de um período de um ano.
O vice-prefeito Marcelo Palmeira esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da implantação de trabalhar a cultura nas escolas.  “São 15 grupos que estarão dentro das escolas para promover e fazer cultura nas comunidades. Os diretores das unidades de ensino terão que envolver os alunos nessas atividades e incentivá-los a apreciar a cultura. Serão diversos segmentos, então, será de grande importância para o desenvolvimento pedagógico”, destacou.
O presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, explicou como foi feito o processo de seleção das unidades. “Nós selecionamos 15 instituições dentro de um cenário diverso, como companhias de teatro, música, dança, folguedos e incentivo a leitura, que vão trabalhar em conjunto, a partir de março de 2018, durante o período de um ano dentro das 20 escolas”, pontuou.
Na oportunidade, o titular da Fmac destacou ainda a importância da parceria entre a Prefeitura e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a a promoção de cultura em Maceió. “O Pnud vem trabalhando conosco e nos ajudando a redefinir os direcionamentos da educação no município de Maceió, além disso, vai acompanhar o andamento da execução do projeto em cada uma das 20 escolas no decorrer de todo o ano”, ponderou.
No segundo semestre de 2018 serão apresentados os resultados obtidos com o projeto. Cada grupo vai mostrar como aplicou o investimento nas 20 unidades de ensino.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, comemorou a implantação do projeto nas escolas da Rede Municipal. “O projeto pontos de cultura é uma inovação para Maceió, podemos dizer que é um momento histórico para o Município. As escolas recebendo os movimentos culturais, conhecendo o nosso folclore, os folguedos e tudo sobre a cultura da nossa cidade, é extremamente importante para o desenvolvimento pedagógico dos nossos alunos”, complementou a secretária.

Leyvson Gomes e Eberth Lins/ Secom Maceió

Nenhum comentário: