terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais Educação entra em Campo

Foto: Adriana Cirqueira



Curiosidades sobre a Copa do Mundo, jogadores famosos, a cultura dos países participantes da Copa da África do Sul e do país anfitrião, são assuntos que fazem parte do conteúdo trabalhado em sala de aula – e fora dela – na Escola Municipal José Correia Costa. Assim a escola busca atrair a atenção e garantir a freqüência dos alunos em todas as atividades do Mais Educação. Nesse espírito, alunos participantes do programa realizaram uma visita pedagógica às instalações do Clube Corinthians Alagoano, na tarde desta segunda-feira.

Acompanhados da diretora Roselma Soares, da professora comunitária Ilza Neves e dos monitores do programa, as crianças entrevistaram o jogador Madson e jogaram futebol no campo do clube. A visita faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido na escola. “O Projeto Copa do Mundo está sendo trabalhado em sala de aula por todas as professoras em todos os turnos. É um trabalho que vem sendo feito por toda equipe, inclusive com o Mais Educação”, explica Roselma.

Madson respondeu a várias perguntas feitas pelos pequenos. O volante falou sobre seus gols, sobre o sonho da seleção brasileira e deixou clara a importância dos estudos numa profissão de carreira tão curta. Wallisson Barbosa da Silva, 10 anos e aluno do 5º ano, quis saber sobre as possibilidades de se jogar na seleção. “Eu quero ser um grande jogador e ser convocado para a seleção”, afirmou o garoto, completando saber da importância de continuar estudando para garantir um futuro melhor.

Júlio Enders, funcionário da escola e monitor de letramento, explicou que vem trabalhando os temas da profissionalização do futebol e da necessidade do estudo na formação de um jogador consciente de seus direitos e preparado para os desafios da vida. “Os alunos queriam frequentar apenas o futsal, e fugiam das outras atividades. Com o projeto, cada monitor explora um tópico sobre o tema. O Jadson, da recreação, está ensinando estrutura e as regras do esporte, a Marília do jornal, está trabalhando produção de texto sobre a Copa do Mundo e assim acontece com todos os outros”, esclarece o monitor.

Para o preparador físico do Corinthians e também professor de educação física Thiago Pereira, a iniciativa é muito bem vinda, já que aproveita o interesse da criança pelo esporte para estimular o gosto pelos estudos e a descoberta de que o futebol não é apenas uma brincadeira, além de despertar a curiosidade dos alunos para acontecimentos esportivos regionais e mundiais.

Ainda como parte do Projeto Copa do Mundo, está programado para o dia 04 de junho, no ginásio Tenente Madalena, um torneio de futsal, que está sendo organizado por Rary Carneiro, professora de educação física da escola. “Será a socialização do projeto e toda a comunidade escolar estará lá para prestigiar este trabalho de construção coletiva” frisou Ilza Neves, a coordenadora do programa na escola.

3 comentários:

Júlio Enders disse...

Linda matéria!
Obrigado Comuninicação SEMED (em especial Adriana Cirqueira)!!!

É assim que se faz educação!

Abraços fraternos a toda equipe!

Unknown disse...

Agradecemos toda equipe da Escola José Correia Costa, em especial a Coordenadora do Programa Mais Educação Profª Ilza Neves e os monitores que trabalham com muita dedicação e comprometimento com esse programa na escola. Agradecemos também a equipe de comunicação da SEMED, em especial a jornalista Adriana Cirqueira que compareceu ao campo do Corinthians e registrou mais uma atividade pedagógica da escola. Roselma Soares

M R SOARES disse...

Agradecemos toda equipe da Escola José Correia Costa pelo apoio, em especial a professora comunitária do Programa "Mais Educação" Ilza Neves e os monitores pela dedicação e comprometimento. Agradecemos também a equipe de comunicação da SEMED, em especial Adriana Cirqueira pelo registro dessa atividade pedagógica. Roselma Soares.