quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Escola Dom Miguel Câmara ganha concurso cultural no nordeste


Fotos: Mauro Fabiani


Karlene da Silva e sua professora Carla Viana


A Aluna da Escola Municipal Dom Miguel Câmara, Karlene da Silva Severo tirou em primeiro lugar na Região Nordeste, no concurso cultural “Contadores de Histórias Encantadas” ficando entre as cinco melhores escolas do Brasil, na categoria Histórias Escritas. O concurso Contadores de Histórias Encantadas é uma ação educativa dirigida aos professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.


Cerca de 9 mil alunos e mais de mil professores participaram do concurso. As produções foram analisadas por um júri especializado e as 50 histórias selecionadas serão reunidas no livro “Os Contadores de Histórias Encantadas: livro das crianças”. Todas as produções que concorreram ao concurso serão incluídas na biblioteca virtual dos contadores de histórias encantadas como parte do acervo.


A aluna Karlene da Silva Severo conquistou o primeiro lugar com a história “A mulher que já morreu”. "Foi muito bom ter participado desse concurso. Eu pretendo participar de outros concursos e fiquei muito feliz por ganhar esse prêmio. Não só porque não possuo uma máquina fotográfica, mas porque vou poder conhecer a cidade do Rio de Janeiro junto com meu pai. A escola me ajudou muito, pois a professora me auxiliou a escolher o tema e desenvolver melhor a criação da minha história" disse a aluna.


A co-responsável pelo prêmio foi a professora Carla Viana da Silva. Ambas foram premiadas com câmeras digitais. "É uma esperança de que a educação está sempre evoluindo. Não só porque a escola ganhou o prêmio, mas de alguma forma os demais alunos sentiram-se premiados por ter uma colega de sala vencedora de um concurso de tamanha importância, de algum modo essa premiação está motivando a leitura, tornando os alunos mais interessados nas atividades escolares" enfatiza a professora.


Para a diretora da escola, Silvana Galdino, é um reconhecimento do trabalho. "É um grande resultado do esforço que toda a escola vem fazendo, mesmo quando existem tantos obstáculos para superá-los e tantos objetivos para alcançá-los. Todos ficamos felizes, porque a educação dos nossos alunos é resultado do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar".


A escola vencedora também é contemplada com um kit multimídia (data show, notebook e tela de projeção).



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conferência discute mobilização para garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foto: Fabiana Vasconcelos






A abertura da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aconteceu na noite de segunda-feira (28), na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos da Criança e do Adolescente no Distrito Federal e nos Municípios”. O evento contou com a presença da presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Ana Carla Oliveira, da presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereadora Heloísa Helena e do secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, dentre outras autoridades.


A conferência, encerrada nesta terça-feira (29), teve o objetivo de promover maior mobilização no sentido de fazer valer os direitos das crianças e adolescentes, seguindo o que foi determinado pelo prefeito Cícero Almeida, no Diário Oficial de Maceió o Decreto nº 7303/11, que convocou a conferência como fórum máximo de deliberação e avaliação da política municipal dos direitos da criança e adolescente, conforme dispõe a Lei Federal 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA) e Resolução nº 134, de 16.03.2009, do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente.


Além disso, o evento serviu também para consolidar uma série de propostas que serão apresentadas durante as conferências Estadual e Nacional. Para Ana Carla Oliveira, a rede de enfrentamento para garantir os direitos das crianças e adolescentes esta vivendo uma fase de ampliação. Ela disse que, com a conferência, muitas propostas serão consolidadas. “É preciso incentivar essas gerações para que elas acreditem que podem ter um futuro com dignidade e oportunidades para alcançar seus objetivos”, ressaltou.


Além de profissionais da área de assistência social, saúde e educação, o evento teve a presença de crianças e adolescentes residentes em diferentes bairros da capital.

Fonte: secom Maceió

Portaria define calendário de matrícula na rede municipal de ensino



O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (29), portaria n.º 63/11 que dispõe sobre o calendário de matrículas do ano de 2012 na rede municipal de ensino. De acordo com o documento, o processo de matrícula do próximo ano ocorrerá entre os dias 23 de dezembro de 2011 a 27 de janeiro de 2012.

O período de matrícula fica assim distribuído: de 12 a 16 de dezembro de 2011 será a data reservada para renovação de matrícula, para os alunos que continuam na rede municipal de ensino; de 19 a 23 de dezembro de 2011 será a data reservada para as unidades de ensino encaminhar à Comissão de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação a relação de vagas disponíveis para 2012.

Já no período de 09 a 13 de janeiro de 2012 ficou reservado para o período de matrículas para os alunos removidos de uma escola municipal para outra escola da rede municipal ou ainda para a rede estadual de ensino; o período de 13 a 27 de janeiro de 2012 reservado para matrícula. A portaria fixa ainda, o início do ano letivo 2012 para o dia 13 de fevereiro.

De acordo com Thomaz, a ideia é assegurar o compromisso de garantir à comunidade de Maceió a promoção à política educacional com qualidade. “Temos o objetivo de assegurar os meios necessários de acesso e permanência das crianças e de jovens à rede municipal de ensino, bem como, a necessidade de orientar e subsidiar os trabalhos das unidades escolares a partir da efetivação da matrícula”, afirma o secretário.

A comissão da Secretaria Municipal de Educação responsável pela organização do processo de matrícula é coordenada por Álvaro Brandão e composta por: Anabel Fragoso, Kay Pinto, Maria Aparecida Araújo, Maria Lúcia Lins, Mary Jane Barbosa, Sandra Sarmento, Maria José dos Santos, Joseli Rêgo Lopes, Laura Cavalcante, Keila Francine Fragoso e Erica Mali Silva.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escola Nossa Senhora da Guia realiza culminância de projetos


Foto: Fabiana Santos




A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, no bairro do Trapiche, realizou na tarde de sexta (25), a culminância dos Projetos: Mundo Mágico dos Contos e Invenções, desafios e descobertas. Na atividade, que contou com a participação das diretoras, professores, coordenadores e pais de alunos, as crianças fizeram apresentações musicais, e a encenação das histórias Branca de Neve e os Sete Anões e Chapeuzinho Vermelho.


Os alunos do primeiro período da escola, durante todo ano letivo puderam conhecer e vivenciar o "Mundo mágico dos contos". De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Betânia Soares, os professores conseguiram com o projeto trabalhar diversos personagens e histórias, e a partir deles, trabalhar os conflitos do dia-a-dia dos alunos.


"Os assuntos abordados nos contos de fadas, muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte da nossa vida, o amor, sentimentos de perdas, as angústias. O conto de fadas conseguiu além de divertir e promover a interação dos alunos, mexer com o emocional das crianças da escola. Os conflitos puderam ser trabalhados, através dos personagens", afirma Betânia Soares.


A diretora da escola, Andréa Tenório, enfatiza ainda, "o projeto conto de fadas despertou a atenção dos alunos, eles ficaram mais participativo e atento às aulas, também conseguiu aproximar os alunos dos professores. A partir, dos contos de fadas e do lado lúdico da história, as crianças começaram a vivenciar uma nova possibilidade, diferente da sua realidade sofrida e carente", afirma.




Já com os alunos do segundo período, foi desenvolvido o projeto "Invenções, desafios e descobertas", que teve como principal objetivo mostrar para os alunos as invenções que ajudaram a desenvolver a humanidade. "Graças às invenções, hoje temos televisão, telefone, computadores e outros. E o projeto ajudou os alunos a perceberem que as invenções são produtos da criatividade humana", afirma Betânia Soares.


A escola municipal Nossa Senhora da Guia, atualmente atende a 168 alunos da educação infantil, além dos projetos do Mundo Mágico dos Contos; e Invenções, desafios e descobertas, foram trabalhados durante esse ano letivo assuntos de saúde pública, como a dengue, e datas comemorativas, temas que auxiliaram as crianças desenvolver suas habilidades e conhecer o mundo.



III mostra de produção cultural afro é realizado na Semed

Foto: Janaína Farias



A III mostra de produção cultural cuja temática: negros e negras, além de Zumbi, realizada na última sexta-feira (25) na Secretaria Municipal de Educação (Semed) premiou vários estudantes e professores. A ideia é estimular o interesse dos alunos da rede municipal para uma reflexão e discussão sobre a diversidade etnicorracial por meio de produções de textos, pinturas, desenhos, poemas e crônicas.



O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidades Étnico-racial (Neder) e contou com a presença do Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, da Diretora Geral de Ensino (Digem), Maria Clara, do representante do Banco do Brasil, Quitério Matias, representantes de movimentos afro, alunos e professores. Na ocasião houve apresentações culturais de várias escolas. Alunos da banda manlengos do Ilê da escola municipal Major Bonifácio Silveira abriu a mostra com seu ritmo empolgante e contagiante.



De acordo com a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima a produção cultural celebrou o ano Internacional dos Povos Afro-Descendentes e ao mesmo tempo a culminância do projeto memorial João Cândido - A luta pelos direitos humanos que tem como parceiro o Banco do Brasil. O projeto por meio de uma exposição itinerante visitou diversas escolas municipais com o propósito de mostrar a vida e a luta de um homem em prol dos direitos humanos.



Rosário explica que a mostra representa a implantação e implementação da lei 10,639/2003 que trata da diversidade étnico racial e da luta e cultura afro-brasileira. Ela ressalta que as produções desenvolvidas com essa temática estão sendo incluídas dentro do fazer pedagógico. “A mostra é um sinal que as escolas estão trabalhando o tema da diversidade étnico social na didática das aulas”, enfatiza ela.



Cerca de 250 estudantes e 50 professores receberam um kit pedagógico como premiação. Os trabalhos desenvolvidos pelo os alunos foram orientados por professores das diversas áreas que contou com o apoio também dos departamentos de Ensino Fundamental, Arte e Cultura, Educação Infantil e outros. As produções poderiam ser vistas em duas salas reservadas para a exposição. Elas foram desenvolvidas por estudantes da educação infantil ao 9º ano.



Em homenagem ao grande marinheiro que liderou a “revolta da chibata”, João Candido, os alunos da escola Lenito Alves realizaram uma dramatização relatando os passos de sua vida. A aluna Ester beatriz que participou da dramatização conta que para produzir essa peça foram feito estudos e pesquisas. Jailson Andrade dos Santos que representou o almirante disse que ficou encantado com a vida dele, “sua postura, sua coragem em defender seus ideais”, realça.





sábado, 26 de novembro de 2011

Escola José Correia Costa e Lions Clube de Maceió realizam ações de cidadania

Fotos: Roberto Lopes



O projeto Ação de Cidadania da Família chegou ao bairro da Serraria neste sábado (26), oferecendo à população uma série de serviços sociais. O evento foi realizado das 8h às 15 horas, na Escola Municipal José Correia Costa. Essa é a 3ª edição do projeto, que levou uma série de ações e serviços gratuitos à população dos bairros da Serraria, Ouro Preto, Auto do Céu e adjacência.




O projeto resultado de uma parceria do Lions Clube de Maceió com o poder público municipal e empresas privadas, levou a população serviços como casamentos, atendimento psicológico, exames de mamografia, vacinas, corte de cabelo, palestras sobre a saúde do homem, prevenção bucal, oficinas de sabão e de material recicláveis.


Foram oferecidas também, exames de saúde para detecção de problemas como diabetes e hipertensão, ou na visão, como catarata e glaucoma, tudo com os respectivos encaminhamentos para o tratamento necessário.



Para o criador do projeto e ex-governador do Lions Clube, Everaldo de Souza Barbosa, a ideia foi buscar uma pareceria com o poder público municipal para ajudar a promover a inclusão social no município. “Todo esse sucesso se deve, também, aos inúmeros colaboradores, sem os quais nada disso seria possível. Esta iniciativa consagrou definitivamente a parceria da sociedade civil com o poder público. É uma conquista que conseguimos graças a confiança dos parceiros no projeto”, afirmou.


A atual diretora da escola municipal José Correia Costa, professora Roselma Soares, que deixa a função em janeiro próximo, disse que a ação fecha com chave de ouro sua administração. “É gratificante ouvir alguém falar que foi bem atendido ou que teve um problema resolvido pelos serviços instalados aqui. Tenho certeza que a ação irá fazer a diferença na vida de muita gente que teve hoje, em nossa escola, benefícios que dificilmente teriam condições de usufruir lá fora”, avaliou Roselma.


A nova diretora da escola, Lucineide Correia que assume o cargo em janeiro, afirmou que a ação é de grande importância para toda comunidade, já que eles têm a oportunidade de usufruir de diversas ações de cidadania sem precisar pagar nada. “Espero que possamos estar sempre realizando projetos como estes, com ótimas experiências, eficazes, e que possa mudar para melhor a realidade de nossa comunidade”, disse Lucineide.




Cerca de dois mil atendimentos foram realizados pela ação. Foram parceiros no projeto: Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Municipal de Limpeza Urbana, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Senac, além de diversas empresas privadas.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Maceió realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



A Prefeitura de Maceió realiza nos dias 28 e 29 de novembro próximo a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que terá como tema central: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal, e nos Municípios”. O evento acontecerá na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

Neste sentido, o prefeito Cícero Almeida publicou no Diário Oficial de Maceió, o Decreto n.º 7303/11, convocando a conferência como fórum máximo de deliberação e avaliação da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme dispõe a Lei Federal 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA), Resolução nº 134 de 16.03.2009 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e conforme deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em assembléia extraordinária realizada no dia 21 de novembro de 2011.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como objetivo geral: Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A Coordenação Geral da Conferência ficará a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deste município, que encarregará de indicar a Comissão Organizadora. Essa comissão caberá: requisitar servidores do quadro de pessoal do Poder Público municipal, da administração direta e indireta, necessário à operacionalização da Conferência; constituir Secretária Executiva; elaborar Regimento Interno da Conferência e Metodologia dos trabalhos; dirigir os trabalhos da Conferência e atender as deliberações do Conselho Nacional e Estadual.


Departamento de Educação Especial encerra formação para professores em salas de recursos


Fotos: João Filho



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE) concluiu nesta sexta-feira (25), a formação de atendimento educacional especializado para professores da rede que trabalham em salas de recursos da rede municipal de ensino.


A culminância da formação contou com a palestra da coordenadora do Programa de Atendimento a Pessoa com Autismo (Proapsa), do Centro Estadual de Educação Wandete Gomes, professora Alba Marinho. Ela esteve na Semed, com objetivo de socializar com os professores da rede, como funciona o trabalho com as 43 crianças e adolescentes autistas atendidas no centro de educação.


O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. “O programa é uma ferramenta para a redução do quadro das pessoas com autismo e sua melhor adaptação escolar”. Afirma Alba.



A formação teve ainda, um workshop com objetivo de desenvolver atividades para criança com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) - autismo. O TGD é uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas: síndrome de Rett; transtorno desintegrativo da infância (sindrome de Heller); síndrome de Asperger, transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação e o mais conhecido de todos que é o autismo.


A Semed tem hoje, 58 professores na rede municipal de ensino que trabalham com crianças autistas, distribuídas em 41 salas de recursos multifuncionais.





quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semed encerra Campanha Desarmamento Infantil em nove escolas da rede


Foto: João Filho




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a organização não-governamental MOVPAZ, realizaram nesta quinta-feira (24), no pátio da Semed, a culminância da Campanha do Desarmamento Infantil desenvolvida em nove escolas da rede municipal de ensino.


O encerramento da campanha, que teve duração de três meses, teve três momentos distintos: a destruição das armas de brinquedo recolhidas por alunos trocadas por livros didáticos; a premiação das frases sobre a paz construídas pelos alunos e a entrega do Selo da Paz pela MOVPAZ ao secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

Durante a campanha, professores das escolas envolvidas com a campanha trabalharam com os alunos, atividades artísticas sobre a cultura de paz e o incentivo de livros didáticos que trabalham o assunto.


De acordo com Thomaz Beltrão, a campanha da paz é importante para mostrar como as instituições devem tratar a cultura de paz com seus alunos. “A forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário, já que uma arma mesmo de brinquedo estimula a violência”, afirma.


Com a frase “Desarme-se! Dialogo é a solução, arma não”, feita pelo aluno Jamerson Miguel Paulino da Silva, de 10 anos de idade, da Escola Municipal César Augusto foi a grande vencedora do concurso de frases sobre a paz. Ele recebeu como prêmio um notebook. “Chegou à hora de a gente construir a paz, ninguém suporta mais a violência”, disse Jamerson.


As outras freses vencedoras foram “Brincadeira com arma não tem graça, tem morte”, do aluno Rodolfo Araújo da Escola Gerusa Costa que recebeu uma máquina fotográfica digital. O terceiro colocado ficou com o aluno Ruan Alexandre Lopes da Escola Selma Bandeira, com a frase: “Criança sem arma, futuro feliz”. Ele ganhou uma bicicleta.


As escolas municipais que participaram da campanha foram: César Auguto, Audival Amélio, Gerusa Costa, Higino Belo, Jayme d’Altavila, Manoel Pedro, Petrônio Viana, Selma Bandeira e Pedro Café.

Além de Thomaz Beltrão, estiveram presentes ao evento, os vereadores Marcelo Malta e Tereza Nelma; o secretário estadual da Paz, Jardel Aderico; o coordenador do projeto Campanha do Desarmamento Infantil, Paulo Roberto de Sousa, a diretora do MOVPAZ Maceió, Maristela Pozitano; a diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes; professores e alunos da rede municipal e funcionários da Semed.



Semed discute com gestores escolares o Plano de Desenvolvimento na Escola

Foto: João Filho



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Coordenação de Desenvolvimento Escolar reuniu representantes de 58 escolas da rede municipal de ensino que já receberam o dinheiro do Plano de Desenvolvimento na Escola (PDE). O encontro teve como objetivo discutir o monitoramento e a melhor aplicação dos recursos do plano, com a finalidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) destas escolas.


De acordo com a técnica da coordenação do PDE-Escola da rede municipal de Maceió, Eluzia Correia, a ideia principal da reunião é de superar a visão do PDE Escola como programa de repasse de recurso e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar. “Vamos disseminar o ciclo de gestão, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento”, afirma.


Ela disse ainda, que o sucesso deste plano de intervenção são as boas práticas pedagógicas, o melhor aprendizado do aluno e consequentemente a elevação do Ideb. “Estamos fortalecendo o PDE-Escola com intuito de elevar o nível de comprometimento deste programa”, confirma Eluzia.


O evento contou ainda, com a entrega do “Selo E” a todas as escolas que cumpriram com a fase de execução e monitoramento do programa.


O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.



O PDE-Escola, que desde 2005 está sendo definido pelo Ideb, constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. O Ministério da Educação, a partir do ano passado, criou um sistema de monitoramento financeiro com a finalidade de elaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento da Educação.



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Concerto Didático realiza última apresentação de 2011


Fotos: Mauro Fabiani



O projeto Concerto Didático realizou sua última apresentação de 2011, nesta terça-feira (22), no Auditório Guedes de Miranda, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima. Os alunos das escolas municipais Manoel Pedro e Claudinete Batista puderam prestigiar a apresentação da orquestra da Universidade Federal de Alagoas.




Na apresentação, que foi realizada em homenagem ao Dia do Músico, os alunos da rede municipal de ensino ouviram peças de Mozart, algumas crianças foram convidadas a participar, regendo a orquestra. Na ocasião, os alunos também receberam uma cartilha com instruções didáticas sobre concerto.





Para Maria Aparecida, coordenadora pedagógica da escola Manoel Pedro, “o projeto desperta os alunos para música clássica, além de permitir o acesso a novas culturas”. Na escola já existe um projeto permanente de música e coral para as crianças, mas é primeira vez que os alunos saem da escola para contemplar a apresentação de uma orquestra.


“O Concerto didático pretende contribuir na formação musical dos alunos, permitindo que o mesmo conheça um instrumento e tome gosto pela música, além de colaborar para um aprendizado diferenciado que permite que as crianças saiam da escola e vivencie outros ambientes”, afirma José Alípio Martins, regente da orquestra.



O aluno Júlio César, da escola Claudinete Batista, foi à primeira vez que participou de uma apresentação de orquestra. Para ele, “foi muito bonito, gostaria que tivesse aula de música na minha escola. Tenho vontade de aprender a tocar violão”, afirma.


O projeto Concerto Didático é uma parceira da Secretaria Municipal de Educação com a Universidade Federal de Alagoas, e tem como principal objetivo despertar o interesse pela música orquestral e promover de maneira lúdica a consciência musical nos alunos da rede municipal de ensino.




Alunos da Escola Gerusa Costa encerram atividades do ProJovem Urbano 2010

Foto: Semed



Os alunos do Programa ProJovem Urbano 2010 da Escola Municipal Gerusa Costa encerraram suas atividades na terça-feira (22) com apresentação de hip hop e um jantar de confraternização com os 103 alunos e educadores do programa.


De acordo com a diretora da Escola Gerusa Costa, Maria de Jesus Leal, as aulas aconteceram de 18h às 22h, com jovens entre 18 e 29 anos de idade da própria comunidade. “Conseguimos alcançar os objetivos do programa, que é aumentar o grau de escolaridade de nossos jovens e proporcionar qualificação profissional inicial”, afirma.


A coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano Maceió, Solange Gouveia disse que o programa visa elevar o grau de escolaridade buscando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. “Os alunos vivenciam na prática o que aprenderam na teoria. No ProJovem eles trabalham coletivamente nas áreas de Telemática, Construção e Reparos I, Serviços e Reparos e Administração”, afirma.


O aluno Leandro Soares do Nascimento, um dos que concluíram o curso, afirmou que aprendeu muito neste período de realização do curso. “As atividades foram muito boas e as professoras muito dedicadas. Foi uma grande oportunidade, não só para mim, mas para todos que terminaram seus estudos”, disse.


Em Maceió, o programa é executado pela Prefeitura por meio da Semed em parceria com o Governo Federal. Os alunos matriculados desenvolvem atividades junto à comunidade e tem a oportunidade de aprender um ofício nos eixos profissionalizantes. Todos os alunos recebem uma bolsa mensal de R$ 100.



Município nomeia novos concursados para os cargos de merendeira e auxiliar de sala

O prefeito Cícero Almeida assinou as portarias de nomeação de 33 novos auxiliares de sala e 15 merendeiras para o quadro da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A publicação sai no Diário Oficial desta quarta-feira. Todos são remanescentes da lista de aprovados no ultimo concurso público do órgão e obedecem, rigorosamente, à ordem de classificação.

A nova convocação ocorre em função do não comparecimento de um total de 48 concursados que haviam sido nomeados anteriormente, o que caracterizou a perda do prazo para tomar posse, expirado em agosto passado. Para chamar a nova lista de aprovados, a Prefeitura seguiu toda a tramitação burocrática exigida, com total transparência.

Para tomar posse, os novos nomeados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), localizada na Rua Pedro Monteiro (próximo à Praça dos Palmares), num prazo máximo de 30 dias, contatos a partir de hoje, com original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade, título de eleitor com comprovante da última votação, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento e certidão dos filhos,número do PIS ou PASEP,carteira de reservista, certidões da Justiça Estadual (penal e civil) e da Justiça Federal, além de uma foto 3 x 4.

Também é necessária a apresentação dos resultados dos seguintes exames: hemograma, glicemia de jejum, creatinina, parecer oftalmológico, raio X do tórax, parecer cardiológico (incluindo ECG, com parecer) e atestado de sanidade mental (com parecer psiquiátrico).

Além disso, é preciso apresentar comprovante de conta corrente ativa no Banco do Brasil.

CARGO: MERENDEIRA (Portador de Deficiência)

ISLAN VASCONCELOS DA SILVA
MARIA LUIZA MARQUES DA SILVA

CARGO: MERENDEIRA (Geral)

ALICE NYLANNE DOS SANTOS MELO
DANIELLA LOPES DOS SANTOS
PAULA DE LIMA SANTOS
PRISCILA TENORIO DA ROCHA TRINDADE
ARIANE BITTENCOURT GARAY
MARIA DE FATIMA SANTOS
SHIRLEY ALVES DO NASCIMENTO
ELAINE GONZAGA OLIVEIRA
SABRINA MACEDO DE LIMA
KEYLLA LEARSI DA SILVA SANTOS
CRISTIANE DE BARROS ROCHA
JULYANO CORREIA SILVA
CRISTINA GOMES DOS SANTOS

CARGO: AUXILIAR DE SALA (Portador de Deficiência)

MARIA LUCIA RODRIGUES

CARGO: AUXILIAR DE SALA (Geral)

LENISSON RODRIGUES CUNHA
JOSIAS MENDES DA SILVA
BENVINDO LEAO DE OLIVEIRA NETO
IRIS CLARA CAVALCANTE DE ALMEIDA
JOAO KENNEDY BARROSO SILVA SANTOS
WAGNER HIGINO DA SILVA
ADRIANA THIARA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA JOCELIA MONTEIRO DE OLIVEIRA
SHEYLA ALVES DA SILVA
MARIA JOSE DE MELO SILVA
SUELLEN CAROLINE SALUSTIANO DA SILVA
EMANUELE MARIANO DE SOUZA SANTOS
ANDERSON PARANHOS PRADO
LYBIA DE CASSIA TENORIO NUNES
MAXWELL DA SILVA GOMES
THAINY DECAUITA RODRIGUES DE LIMA
LISIANE DA SILVA SOUZA
MARCUS VINICIUS PORCIUNCULA RABELO
LUIS HENRIQUE LESSA OLIVEIRA
DEBORA NUNES DE MACEDO
QUEZIA DA SILVA LOPES
MYLENA VIRGINIA BUARQUE DO NASC. SILVA
JULIANA KARINE SILVA DOS SANTOS
JANAINA OLIVEIRA ARAUJO
ALESSANDRA TAVARES MOREIRA
MARIA POLIANE LIMA BISPO
JOSE SERGIO SANTOS DE LIMA
GABRIELA BRAGA NETTO COSTA
MICHELLE MELO TEIXEIRA
PRISCILA TENORIO COSTA
KLAYTICEA DA SILVA SOUZA
MIRELLE VIEIRA DE SOUZA


Fonte: Secom Maceió

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Inaugurada a Creche Municipal Luiz Abílio de Souza no Cidade Sorriso II

Fotos: Mauro Fabiani


A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou, nesta terça-feira (22), mais uma creche municipal, localizada no Conjunto Cidade Sorriso II, no Benedito Bentes. Com matriculas previstas para serem iniciadas em dezembro e aulas começando em fevereiro, a creche que leva o nome Luiz Abílio de Souza Neto, possui cinco salas, um berçário e uma sala de vídeo que atenderá a 200 crianças em dois turnos, na faixa etária de zero a cinco anos de idade.

Para o prefeito Cícero Almeida, a entrega da unidade de ensino representa um compromisso da prefeitura em aumentar o número de oferta para creche e para educação infantil. “Não se trata apenas de cuidar das crianças enquanto sua família trabalha, mas oferecer um tempo e espaço para que os pequenos possam crescer de forma saudável”, afirma Almeida.

O secretário municipal de Educação Thomaz Beltrão, disse que trata de um momento importante para a educação, já que se trata de um espaço bem distribuído, acolhedor, com uma estrutura necessária para que as crianças sejam bem atendidas, contribuindo desta forma para o seu desenvolvimento. “A creche vai oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento emocional e educacional, preocupando-se com a segurança e formação da personalidade, enquanto os pais trabalham para o sustento familiar”, afirmou.


A diretora da creche Rejane Vasconcelos, disse estar muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento educacional das crianças que serão atendidas pela creche. “Temos uma bela estrutura que vai proporcionar aos pais destas crianças mais tranquilidade para poderem trabalhar. Quero de público agradecer a gestão da Semed e ao prefeito Cícero Almeida pela viabilização deste espaço”, disse.

Homenagem - Luiz Abílio de Souza Neto foi engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, de onde era professor. Foi funcionário da Secretaria Estadual de Educação, desde a década de 60. Na administração pública municipal, durante a gestão do ex-governador Ronaldo Lessa à frente da Prefeitura de Maceió, Luis Abílio foi secretário de Governo. Já no Estado, assumiu o comando do Gabinete Civil, da Secretaria de Planejamento, e posteriormente o cargo de vice-governador.

O evento contou com a participação do Coral Infantil Sorriso Encantado formado por moradores do Conjunto Cidade Sorriso II. Estiveram presentes a inauguração secretários municipais, funcionários da Semed, familiares do homenageado Luiz Abílio, além de moradores da região.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sessão pública na Câmara discute Plano Municipal de Educação


Foto: Roberto Lopes


O Plano Municipal de Educação foi o tema da sessão pública realizada pela Câmara Municipal de Maceió, na manhã desta segunda-feira (21). A reunião, convocada pela Comissão de Educação do Legislativo, foi motivada pela necessidade de apresentar o documento para a sociedade. O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, explica que o Plano faz um diagnóstico da educação infantil e sugere metas para a melhoria da educação.


Para Beltrão, o maior desafio é diminuir a defasagem no ensino. Segundo ele, o menor índice é o de Santa Catarina, cuja população de crianças fora da sala de aula é de aproximadamente 65%. “Em Alagoas, estima-se que esse percentual chegue a 80%, quando nos referimos às crianças de zero a cinco anos”, declara o secretário. Porém, Thomaz Beltrão considera que uma das principais conquistas do Plano é a responsabilização do Estado na oferta e expansão da rede. “E é por isso que o governo federal disponibilizou 59 centros de educação para a capital, Maceió. Isso é fruto desse documento”, acrescenta Beltrão.


Ainda conforme o secretário, o diagnóstico apresentado pelo Plano Municipal de Educação aponta que a menor defasagem do ensino é para os alunos de 6 a 14 anos, enquanto que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem uma grande evasão. “Apesar de isso ser um problema nacional”, ressalta Thomaz Beltrão. Para resolver o problema, é necessário qualificar mais e melhor professores e diretores.


A presidente do Sinteal, Célia Capistrano, disse que a entidade participou da elaboração do documento desde o início, inclusive nas conferências municipais e na nacional. “Destacamos que um dos graves problemas que retardaram a elaboração do Plano foi o grande número de secretários que passaram pela Semed na atual gestão municipal e na anterior”, critica Célia. Apesar disso, ela aponta como as áreas de maior avanço para a educação pública de Maceió o financiamento, a valorização profissional e da gestão.


Como áreas que precisam avançar ainda mais, Célia Capistrano aponta para o investimento na educação infantil e garantia de creches e profissionais qualificados. “Sem esquecer a necessidade de uma atenção maior à formação profissional”, complementa Célia.


A presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Tereza Nelma (PSDB), justificou a necessidade de realizar a sessão pública pela necessidade de aprofundamento nas informações que irão subsidiar o parecer conclusivo da comissão a respeito do Plano Municipal de Educação. A Mensagem Governamental que encaminha o documento em questão já foi publicada no Diário Oficial do Município e encaminhada para apreciação dos vereadores.



III jogos do Projovem Urbano de Maceió



Fotos: Janaína Farias


A abertura do III jogos do Projovem Urbano de Maceió teve início na última sexta-feira (18). Ao todo 24 equipes: feminino e masculino de 12 escolas participaram da competição que reuniu cerca de 1000 alunos. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Tenente Madalena.


A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do coordenador executivo do Projovem, Gino César, da coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, e da participação de professores e demais coordenadores, bem como alunos que prestigiaram o evento.


Para o coordenador executivo do Projovem, Gino César esse momento representa a conclusão do programa e ao mesmo tempo uma confraternização do trabalho realizado ao longo dos meses. “É um momento especial. Encerrou-se um trabalho de muita dedicação e empenho com muita alegria e satisfação por meio da prática esportiva. É um incentivo a mais para esses jovens que como eles trabalham diariamente não tem tempo para praticar o esporte”, argumenta.


Cada aluno do programa recebeu uma camiseta e os que participaram da competição ganharam o material do jogo como também foi garantido lanches e transporte. Segundo Gino César o esporte escolhido para a competição foi o futsal. Ele explica que por ser um esporte mais popular integrou ainda mais as equipes.



O secretário Thomaz Beltrão na ocasião parabenizou a todos em nome do prefeito e agradeceu aos diretores do programa que trabalhou com empenho cuidando e se dedicando para fazer o melhor. Thomaz destacou que o esporte é muito importante na formação do cidadão e falou da relevância do Projovem na formação profissional dos jovens incluindo eles no mercado de trabalho.


Solange Gouveia, coordenadora Pedagógica do Projovem disse que essa turma começou em maio de 2010 e que os jogos representam a culminância do programa promovendo socialização, competitividade sadia, integração e espírito esportivo. Ela explica que os primeiros lugares tanto feminino como masculino foram premiados.


O ProJovem Urbano oferece a formação do ensino fundamental, além de cursos profissionalizantes. O programa tem duração de 18 meses. Para participar basta ter entre 18 e 29, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O aluno do Projovem recebe ainda uma bolsa de R$ 100,00 por mês. O objetivo do programa é elevar o grau de escolaridade com atividades voltadas para os jovens por meio da conclusão do ensino fundamental e formação profissional visando o desenvolvimento humano e a participação cidadã.