segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sessão pública na Câmara discute Plano Municipal de Educação


Foto: Roberto Lopes


O Plano Municipal de Educação foi o tema da sessão pública realizada pela Câmara Municipal de Maceió, na manhã desta segunda-feira (21). A reunião, convocada pela Comissão de Educação do Legislativo, foi motivada pela necessidade de apresentar o documento para a sociedade. O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, explica que o Plano faz um diagnóstico da educação infantil e sugere metas para a melhoria da educação.


Para Beltrão, o maior desafio é diminuir a defasagem no ensino. Segundo ele, o menor índice é o de Santa Catarina, cuja população de crianças fora da sala de aula é de aproximadamente 65%. “Em Alagoas, estima-se que esse percentual chegue a 80%, quando nos referimos às crianças de zero a cinco anos”, declara o secretário. Porém, Thomaz Beltrão considera que uma das principais conquistas do Plano é a responsabilização do Estado na oferta e expansão da rede. “E é por isso que o governo federal disponibilizou 59 centros de educação para a capital, Maceió. Isso é fruto desse documento”, acrescenta Beltrão.


Ainda conforme o secretário, o diagnóstico apresentado pelo Plano Municipal de Educação aponta que a menor defasagem do ensino é para os alunos de 6 a 14 anos, enquanto que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem uma grande evasão. “Apesar de isso ser um problema nacional”, ressalta Thomaz Beltrão. Para resolver o problema, é necessário qualificar mais e melhor professores e diretores.


A presidente do Sinteal, Célia Capistrano, disse que a entidade participou da elaboração do documento desde o início, inclusive nas conferências municipais e na nacional. “Destacamos que um dos graves problemas que retardaram a elaboração do Plano foi o grande número de secretários que passaram pela Semed na atual gestão municipal e na anterior”, critica Célia. Apesar disso, ela aponta como as áreas de maior avanço para a educação pública de Maceió o financiamento, a valorização profissional e da gestão.


Como áreas que precisam avançar ainda mais, Célia Capistrano aponta para o investimento na educação infantil e garantia de creches e profissionais qualificados. “Sem esquecer a necessidade de uma atenção maior à formação profissional”, complementa Célia.


A presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Tereza Nelma (PSDB), justificou a necessidade de realizar a sessão pública pela necessidade de aprofundamento nas informações que irão subsidiar o parecer conclusivo da comissão a respeito do Plano Municipal de Educação. A Mensagem Governamental que encaminha o documento em questão já foi publicada no Diário Oficial do Município e encaminhada para apreciação dos vereadores.



Nenhum comentário: