quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Semed já implantou sistema de videomonitoramento em 62 escolas


Foto: Weslwy Menegari


Maceió é a primeira capital que dispõe de Sistema de Videomonitoramento na rede de ensino. Até agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da empresa Servipa, implantou a segurança eletrônica em 62 escolas. Na próxima semana, de acordo com o secretário Thomaz Beltrão, mais 30 passarão a ter o recurso. Toda a rede, contudo, que comporta 132 escolas e 138 prédios, terá o videomonitoramento implantado.


Nesta quinta-feira, o prefeito Cícero Almeida fez o anúncio oficial do sistema eletrônico na sede da Servipa, na Ponta Verde. Ele aproveitou o momento para revelar que fará um estudo financeiro para verificar a possibilidade de estender o Sistema de Videomonitoramento aos postos de saúde do município.

“Vamos buscar recursos para ter também os nossos 66 postos de saúde monitorados. Acredito que essa ação sirva como projeto-piloto para que o sistema de segurança eletrônico seja implantado em outros setores da Prefeitura de Maceió e também do governo do Estado”, disse o prefeito Cícero Almeida.

As câmeras de videomonitoramento – que têm o objetivo de garantir a segurança de alunos e professores; coibir o consumo de drogas e combater a ação de vândalos – ficarão ligadas 24 horas por dia na central da empresa de segurança vencedora da licitação. A empresa comunicará qualquer atitude suspeita à polícia. Furtos e o uso de drogas dentro das escolas são os principais problemas que deverão ser sanados.

Cada instituição de ensino tem uma espécie de “kit de segurança”, com quatro câmeras coloridas, quatro sensores e uma sirene. As imagens ficarão gravadas na Central por 30 dias.

Além do “kit segurança” haverá rastreamento via satélite. “Isso significa um aprimoramento de segurança”, ressaltou Thomaz Beltrão, explicando que, no caso de qualquer ocorrência ocorrida, a Servipa pedirá a intervenção da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

As escolas interligadas ao sistema possuem câmeras e alarmes interligados a uma central. “Vamos monitorar as imagens em tempo real. Em caso de invasão mandaremos uma equipe nossa de segurança e entraremos em contato com a Guarda Municipal e com o Batalhão Escolar”, explicou o representante da Servipa, Marcelo Albuquerque.


Fonte: Secom Maceió


Nenhum comentário: