sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Semed realiza workshop com professores que trabalham em salas de recursos

Foto: Roberto Lopes





A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), realizou, na sexta-feira (11), um workshop com objetivo de desenvolver atividades para criança com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) - autismo. O evento que aconteceu no Centro Formador Paulo Freire na Semed, contou com a presença de professores da rede que trabalham em salas de recursos.

De acordo com técnica e formadora do DEE, Keila Francine Fragoso, foram realizadas atividades em quatro níveis, que vai desde coordenação motora até o aprendizado do alfabeto. “São trabalhos que os professores realizaram aqui no workshop e que serão levados as salas de recursos para serem desenvolvidos com nossos alunos”, afirmou.



O TGD é uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas: sindrome de Rett; transtorno desintegrativo da infância (sindrome de Heller); sindrome de Asperger, transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação e o mais qconhecido de todos que é o autismo – trabalhado no dia de hoje na Semed.



Os pais podem perceber os sintomas de TGD desde a primeira infância, ocorrendo as primeiras manifestações tipicamente antes dos três anos. O autismo, em particular, é um distúrbio do desenvolvimento cerebral caracterizado por interação social e comunicação debilitadas, e por uma gama limitada de interesses e atividades.

A Semed tem, hoje, 58 professores na rede municipal de ensino que trabalham com crianças autistas, distribuídas em 41 salas de recursos multifuncionais.


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