segunda-feira, 21 de novembro de 2011

III jogos do Projovem Urbano de Maceió



Fotos: Janaína Farias


A abertura do III jogos do Projovem Urbano de Maceió teve início na última sexta-feira (18). Ao todo 24 equipes: feminino e masculino de 12 escolas participaram da competição que reuniu cerca de 1000 alunos. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Tenente Madalena.


A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do coordenador executivo do Projovem, Gino César, da coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, e da participação de professores e demais coordenadores, bem como alunos que prestigiaram o evento.


Para o coordenador executivo do Projovem, Gino César esse momento representa a conclusão do programa e ao mesmo tempo uma confraternização do trabalho realizado ao longo dos meses. “É um momento especial. Encerrou-se um trabalho de muita dedicação e empenho com muita alegria e satisfação por meio da prática esportiva. É um incentivo a mais para esses jovens que como eles trabalham diariamente não tem tempo para praticar o esporte”, argumenta.


Cada aluno do programa recebeu uma camiseta e os que participaram da competição ganharam o material do jogo como também foi garantido lanches e transporte. Segundo Gino César o esporte escolhido para a competição foi o futsal. Ele explica que por ser um esporte mais popular integrou ainda mais as equipes.



O secretário Thomaz Beltrão na ocasião parabenizou a todos em nome do prefeito e agradeceu aos diretores do programa que trabalhou com empenho cuidando e se dedicando para fazer o melhor. Thomaz destacou que o esporte é muito importante na formação do cidadão e falou da relevância do Projovem na formação profissional dos jovens incluindo eles no mercado de trabalho.


Solange Gouveia, coordenadora Pedagógica do Projovem disse que essa turma começou em maio de 2010 e que os jogos representam a culminância do programa promovendo socialização, competitividade sadia, integração e espírito esportivo. Ela explica que os primeiros lugares tanto feminino como masculino foram premiados.


O ProJovem Urbano oferece a formação do ensino fundamental, além de cursos profissionalizantes. O programa tem duração de 18 meses. Para participar basta ter entre 18 e 29, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O aluno do Projovem recebe ainda uma bolsa de R$ 100,00 por mês. O objetivo do programa é elevar o grau de escolaridade com atividades voltadas para os jovens por meio da conclusão do ensino fundamental e formação profissional visando o desenvolvimento humano e a participação cidadã.


Nenhum comentário: