sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Comen Maceió realiza o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas



O Conselho Municipal de Entorpecentes, Comen Maceió, está promovendo o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, com o tema “Maceió Articulando Redes”. O evento acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).


A conferência de abertura, “Por que os humanos usam drogas?”, será proferida pelo Dr. Antonio Nery Filho, médico com doutorado em Sociologie et Sciences Sociales, Universite Lumiere Lyon 2, França e pós-doutorado pela Université LAVAL, Canadá.


Segundo Maria Amorim, presidente do Comen, o Dr. Antonio Nery tem mais de 30 anos de experiência no tratamento de dependentes de drogas é um dos maiores especialistas no Brasil na recuperação de usuários de drogas e é membro de Câmara Técnica do Conselho Nacional Antidrogas e Coordenador Geral do Centro de Estudos de Terapia e abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


A conferencista do dia 8 será a Drª Patrícia Maia Von Flach, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade da Bahia (UFBA) e representante da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia na Comissão Gestora Estadual do Programa Federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência (Pronasci), e abordará “Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil”.


Entre os participantes da mesa de debates “Maceió Articulando Redes”, além da presidente do Comen, estarão o Secretário de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), Jardel Aderico e Izolda Dias de Araújo, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Alagoas (Conem/AL).


Durante todo o fórum estão previstas atividades como debates, oficinas temáticas e formação de grupos para a discussão sobre prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de oferta, redução de danos e estudos, pesquisa e avaliação.


O Comen é um órgão deliberativo com capacidade de decidir sobre formulação, controle, fiscalização, supervisão e avaliação das políticas públicas, inclusive na definição e destinação do orçamento do município e é composto por instituições governamentais e sociedade civil organizada.


Os órgão que compõem o Comem são: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Fundação Cultural de Maceió, Câmara Municipal de Maceió, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Tutelar, Secretaria Estadual de Defesa Social. Entre os representantes da sociedade civil estão o Conselho Regional de Psicologia (CRP/15), Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



Nenhum comentário: