quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semed encerra Campanha Desarmamento Infantil em nove escolas da rede


Foto: João Filho




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a organização não-governamental MOVPAZ, realizaram nesta quinta-feira (24), no pátio da Semed, a culminância da Campanha do Desarmamento Infantil desenvolvida em nove escolas da rede municipal de ensino.


O encerramento da campanha, que teve duração de três meses, teve três momentos distintos: a destruição das armas de brinquedo recolhidas por alunos trocadas por livros didáticos; a premiação das frases sobre a paz construídas pelos alunos e a entrega do Selo da Paz pela MOVPAZ ao secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

Durante a campanha, professores das escolas envolvidas com a campanha trabalharam com os alunos, atividades artísticas sobre a cultura de paz e o incentivo de livros didáticos que trabalham o assunto.


De acordo com Thomaz Beltrão, a campanha da paz é importante para mostrar como as instituições devem tratar a cultura de paz com seus alunos. “A forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário, já que uma arma mesmo de brinquedo estimula a violência”, afirma.


Com a frase “Desarme-se! Dialogo é a solução, arma não”, feita pelo aluno Jamerson Miguel Paulino da Silva, de 10 anos de idade, da Escola Municipal César Augusto foi a grande vencedora do concurso de frases sobre a paz. Ele recebeu como prêmio um notebook. “Chegou à hora de a gente construir a paz, ninguém suporta mais a violência”, disse Jamerson.


As outras freses vencedoras foram “Brincadeira com arma não tem graça, tem morte”, do aluno Rodolfo Araújo da Escola Gerusa Costa que recebeu uma máquina fotográfica digital. O terceiro colocado ficou com o aluno Ruan Alexandre Lopes da Escola Selma Bandeira, com a frase: “Criança sem arma, futuro feliz”. Ele ganhou uma bicicleta.


As escolas municipais que participaram da campanha foram: César Auguto, Audival Amélio, Gerusa Costa, Higino Belo, Jayme d’Altavila, Manoel Pedro, Petrônio Viana, Selma Bandeira e Pedro Café.

Além de Thomaz Beltrão, estiveram presentes ao evento, os vereadores Marcelo Malta e Tereza Nelma; o secretário estadual da Paz, Jardel Aderico; o coordenador do projeto Campanha do Desarmamento Infantil, Paulo Roberto de Sousa, a diretora do MOVPAZ Maceió, Maristela Pozitano; a diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes; professores e alunos da rede municipal e funcionários da Semed.



Nenhum comentário: