sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Departamento de Educação Especial encerra formação para professores em salas de recursos


Fotos: João Filho



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE) concluiu nesta sexta-feira (25), a formação de atendimento educacional especializado para professores da rede que trabalham em salas de recursos da rede municipal de ensino.


A culminância da formação contou com a palestra da coordenadora do Programa de Atendimento a Pessoa com Autismo (Proapsa), do Centro Estadual de Educação Wandete Gomes, professora Alba Marinho. Ela esteve na Semed, com objetivo de socializar com os professores da rede, como funciona o trabalho com as 43 crianças e adolescentes autistas atendidas no centro de educação.


O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. “O programa é uma ferramenta para a redução do quadro das pessoas com autismo e sua melhor adaptação escolar”. Afirma Alba.



A formação teve ainda, um workshop com objetivo de desenvolver atividades para criança com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) - autismo. O TGD é uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas: síndrome de Rett; transtorno desintegrativo da infância (sindrome de Heller); síndrome de Asperger, transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação e o mais conhecido de todos que é o autismo.


A Semed tem hoje, 58 professores na rede municipal de ensino que trabalham com crianças autistas, distribuídas em 41 salas de recursos multifuncionais.





Nenhum comentário: