segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escola Nossa Senhora da Guia realiza culminância de projetos


Foto: Fabiana Santos




A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, no bairro do Trapiche, realizou na tarde de sexta (25), a culminância dos Projetos: Mundo Mágico dos Contos e Invenções, desafios e descobertas. Na atividade, que contou com a participação das diretoras, professores, coordenadores e pais de alunos, as crianças fizeram apresentações musicais, e a encenação das histórias Branca de Neve e os Sete Anões e Chapeuzinho Vermelho.


Os alunos do primeiro período da escola, durante todo ano letivo puderam conhecer e vivenciar o "Mundo mágico dos contos". De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Betânia Soares, os professores conseguiram com o projeto trabalhar diversos personagens e histórias, e a partir deles, trabalhar os conflitos do dia-a-dia dos alunos.


"Os assuntos abordados nos contos de fadas, muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte da nossa vida, o amor, sentimentos de perdas, as angústias. O conto de fadas conseguiu além de divertir e promover a interação dos alunos, mexer com o emocional das crianças da escola. Os conflitos puderam ser trabalhados, através dos personagens", afirma Betânia Soares.


A diretora da escola, Andréa Tenório, enfatiza ainda, "o projeto conto de fadas despertou a atenção dos alunos, eles ficaram mais participativo e atento às aulas, também conseguiu aproximar os alunos dos professores. A partir, dos contos de fadas e do lado lúdico da história, as crianças começaram a vivenciar uma nova possibilidade, diferente da sua realidade sofrida e carente", afirma.




Já com os alunos do segundo período, foi desenvolvido o projeto "Invenções, desafios e descobertas", que teve como principal objetivo mostrar para os alunos as invenções que ajudaram a desenvolver a humanidade. "Graças às invenções, hoje temos televisão, telefone, computadores e outros. E o projeto ajudou os alunos a perceberem que as invenções são produtos da criatividade humana", afirma Betânia Soares.


A escola municipal Nossa Senhora da Guia, atualmente atende a 168 alunos da educação infantil, além dos projetos do Mundo Mágico dos Contos; e Invenções, desafios e descobertas, foram trabalhados durante esse ano letivo assuntos de saúde pública, como a dengue, e datas comemorativas, temas que auxiliaram as crianças desenvolver suas habilidades e conhecer o mundo.



Nenhum comentário: