segunda-feira, 28 de novembro de 2011

III mostra de produção cultural afro é realizado na Semed

Foto: Janaína Farias



A III mostra de produção cultural cuja temática: negros e negras, além de Zumbi, realizada na última sexta-feira (25) na Secretaria Municipal de Educação (Semed) premiou vários estudantes e professores. A ideia é estimular o interesse dos alunos da rede municipal para uma reflexão e discussão sobre a diversidade etnicorracial por meio de produções de textos, pinturas, desenhos, poemas e crônicas.



O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidades Étnico-racial (Neder) e contou com a presença do Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, da Diretora Geral de Ensino (Digem), Maria Clara, do representante do Banco do Brasil, Quitério Matias, representantes de movimentos afro, alunos e professores. Na ocasião houve apresentações culturais de várias escolas. Alunos da banda manlengos do Ilê da escola municipal Major Bonifácio Silveira abriu a mostra com seu ritmo empolgante e contagiante.



De acordo com a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima a produção cultural celebrou o ano Internacional dos Povos Afro-Descendentes e ao mesmo tempo a culminância do projeto memorial João Cândido - A luta pelos direitos humanos que tem como parceiro o Banco do Brasil. O projeto por meio de uma exposição itinerante visitou diversas escolas municipais com o propósito de mostrar a vida e a luta de um homem em prol dos direitos humanos.



Rosário explica que a mostra representa a implantação e implementação da lei 10,639/2003 que trata da diversidade étnico racial e da luta e cultura afro-brasileira. Ela ressalta que as produções desenvolvidas com essa temática estão sendo incluídas dentro do fazer pedagógico. “A mostra é um sinal que as escolas estão trabalhando o tema da diversidade étnico social na didática das aulas”, enfatiza ela.



Cerca de 250 estudantes e 50 professores receberam um kit pedagógico como premiação. Os trabalhos desenvolvidos pelo os alunos foram orientados por professores das diversas áreas que contou com o apoio também dos departamentos de Ensino Fundamental, Arte e Cultura, Educação Infantil e outros. As produções poderiam ser vistas em duas salas reservadas para a exposição. Elas foram desenvolvidas por estudantes da educação infantil ao 9º ano.



Em homenagem ao grande marinheiro que liderou a “revolta da chibata”, João Candido, os alunos da escola Lenito Alves realizaram uma dramatização relatando os passos de sua vida. A aluna Ester beatriz que participou da dramatização conta que para produzir essa peça foram feito estudos e pesquisas. Jailson Andrade dos Santos que representou o almirante disse que ficou encantado com a vida dele, “sua postura, sua coragem em defender seus ideais”, realça.





Nenhum comentário: