sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gestão Participava é tema de palestra na Esc. Major Bonifácio


Fotos: Janaina Farias




Professores, diretores, pais e alunos da Escola Major Bonifácio participaram na quinta-feira (10) de uma palestra sobre Gestão Participativa. O objetivo, de acordo com a Doutora em Políticas Públicas e facilitadora da palestra, Elione Diógenes, foi contribuir para o debate e a reflexão acerca do papel do gestor no contexto da qualidade da educação.


Durante sua apresentação ela destacou a responsabilidade e o compromisso de cada um em prol de melhorias na educação. “É preciso a interação de todos, dando sugestões, contribuindo de forma participativa para garantir o eficiente desempenho da escola visando a melhoria educacional”, ressalta Elione.


Na ocasião, os servidores debateram assuntos como gestão democrática, organização de gestão do processo educativo escolar, papel do planejamento escolar, papel do coordenador pedagógico e projeto político pedagógico, entre outros assuntos.



Elione Diógenes baseou sua palestra nas experiências vividas no Ceará. Ela contou que em 1995 implantou a gestão democrática no estado, por isso baseia todas suas apresentações nessas experiências. A facilitadora destacou ainda que todos têm o compromisso com a escola e a educação: o gestor, o professor, os funcionários em geral, desta forma, segundo ela, é feita a gestão participativa.


A recente eleição de diretores escolares, bem como a cooperação e participação de todos nos diferentes níveis de processo de decisão, foram os motivos que levou a diretora da escola, Cristina Maria, a debater o tema com a comunidade escolar. Para ela, gestão participativa envolve a integração de todos da comunidade em prol da educação com foco na aprendizagem. “É preciso engajamento de todos, do porteiro ao diretor”, afirma.



Consciente de sua participação no desempenho escolar relativo ao processo ensino-aprendizagem, a professora Andréia Karla enfatiza que esse processo cria uma democracia, na medida em que todos participam das decisões da escola. “É uma forma onde todos podem opinar e assim beneficia o aluno e toda a comunidade escolar”, diz.

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