quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Concerto Didático realiza última apresentação de 2011


Fotos: Mauro Fabiani



O projeto Concerto Didático realizou sua última apresentação de 2011, nesta terça-feira (22), no Auditório Guedes de Miranda, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima. Os alunos das escolas municipais Manoel Pedro e Claudinete Batista puderam prestigiar a apresentação da orquestra da Universidade Federal de Alagoas.




Na apresentação, que foi realizada em homenagem ao Dia do Músico, os alunos da rede municipal de ensino ouviram peças de Mozart, algumas crianças foram convidadas a participar, regendo a orquestra. Na ocasião, os alunos também receberam uma cartilha com instruções didáticas sobre concerto.





Para Maria Aparecida, coordenadora pedagógica da escola Manoel Pedro, “o projeto desperta os alunos para música clássica, além de permitir o acesso a novas culturas”. Na escola já existe um projeto permanente de música e coral para as crianças, mas é primeira vez que os alunos saem da escola para contemplar a apresentação de uma orquestra.


“O Concerto didático pretende contribuir na formação musical dos alunos, permitindo que o mesmo conheça um instrumento e tome gosto pela música, além de colaborar para um aprendizado diferenciado que permite que as crianças saiam da escola e vivencie outros ambientes”, afirma José Alípio Martins, regente da orquestra.



O aluno Júlio César, da escola Claudinete Batista, foi à primeira vez que participou de uma apresentação de orquestra. Para ele, “foi muito bonito, gostaria que tivesse aula de música na minha escola. Tenho vontade de aprender a tocar violão”, afirma.


O projeto Concerto Didático é uma parceira da Secretaria Municipal de Educação com a Universidade Federal de Alagoas, e tem como principal objetivo despertar o interesse pela música orquestral e promover de maneira lúdica a consciência musical nos alunos da rede municipal de ensino.




Nenhum comentário: