Foto: Fabiana Santos
O assessor da Diretoria de Ensino (Digen) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), José Neilton Nunes, visitou, nos dias 3 e 4 de novembro, escolas municipais de João Pessoa (PB) que utilizam a robótica como projeto pedagógico, para avaliar a possibilidade de implantar essa prática na rede municipal de ensino de Maceió. Ele também conversou com o secretário-adjunto de Educação de João Pessoa, Dimas Lucena, sobre os resultados alcançados com a utilização da tecnologia na educação do município.
Escolas da rede municipal de João Pessoa utilizam a Robótica Pedagógica com o propósito de aproximar os alunos da tecnologia. A ideia é trabalhar conjuntamente com os temas curriculares, valendo-se da transversalidade e interdisciplinaridade para promover uma formação lúdica e prazerosa para os alunos. Segundo Neilton Nunes, o projeto promove um estudo multidisciplinar, além de desenvolver um ambiente de construção e interação entre alunos e professores.
“O uso da tecnologia é um processo pedagógico que mexe com o cognitivo e social dos alunos, havendo integração e a diversidade de saberes, enriquecendo as possibilidades de aulas”, explicou Dimas Lucena. Segundo ele, atualmente, 52 escolas do ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino da capital paraibana participam do Projeto Robótica Educativa.
“Alunos que tinham dificuldades de aprendizado mudaram o comportamento com a implantação do projeto. A comunidade sofre com a violência do bairro, o que afeta diretamente os alunos, e com a robótica, os alunos ficaram atraídos em participar das aulas e motivados a permanecer na escola”, afirmou Bernadete Cavalcante, diretora da Escola Municipal João Santa Cruz, localizada no bairro Novais.
Para Tainá Moreira, aluna do 4º ano, da Escola Municipal Rotary Francisco Edward de Aguiar, no bairro Jaguaribe, é interessante saber que o ser humano é capaz de construir um robô. “Gosto muito da aula, é bom ver os robôs andando e obedecendo aos nossos comandos”, afirmou. A equipe da escola ficou em 2º lugar na Olimpíada Regional de Robótica, realizada em 2011.
O projeto Robótica Educativa tem o objetivo de agregar conhecimentos curriculares com a robótica. Para isso, são utilizados kits, com materiais para montagem dos robôs, software de programação, além de material impresso para dar suporte para os alunos, e material em CD, para os professores, que antes de implantar o projeto em sala de aula, participam de capacitação.
Escolas da rede municipal de João Pessoa utilizam a Robótica Pedagógica com o propósito de aproximar os alunos da tecnologia. A ideia é trabalhar conjuntamente com os temas curriculares, valendo-se da transversalidade e interdisciplinaridade para promover uma formação lúdica e prazerosa para os alunos. Segundo Neilton Nunes, o projeto promove um estudo multidisciplinar, além de desenvolver um ambiente de construção e interação entre alunos e professores.
“O uso da tecnologia é um processo pedagógico que mexe com o cognitivo e social dos alunos, havendo integração e a diversidade de saberes, enriquecendo as possibilidades de aulas”, explicou Dimas Lucena. Segundo ele, atualmente, 52 escolas do ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino da capital paraibana participam do Projeto Robótica Educativa.
“Alunos que tinham dificuldades de aprendizado mudaram o comportamento com a implantação do projeto. A comunidade sofre com a violência do bairro, o que afeta diretamente os alunos, e com a robótica, os alunos ficaram atraídos em participar das aulas e motivados a permanecer na escola”, afirmou Bernadete Cavalcante, diretora da Escola Municipal João Santa Cruz, localizada no bairro Novais.
Para Tainá Moreira, aluna do 4º ano, da Escola Municipal Rotary Francisco Edward de Aguiar, no bairro Jaguaribe, é interessante saber que o ser humano é capaz de construir um robô. “Gosto muito da aula, é bom ver os robôs andando e obedecendo aos nossos comandos”, afirmou. A equipe da escola ficou em 2º lugar na Olimpíada Regional de Robótica, realizada em 2011.
O projeto Robótica Educativa tem o objetivo de agregar conhecimentos curriculares com a robótica. Para isso, são utilizados kits, com materiais para montagem dos robôs, software de programação, além de material impresso para dar suporte para os alunos, e material em CD, para os professores, que antes de implantar o projeto em sala de aula, participam de capacitação.
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