domingo, 13 de novembro de 2011

Departamento de Educação Especial da Semed participa do I Workshop de Talentos


Semed




A secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial, esteve participando do I Workshop de Talentos, com o tema: Inclusão Educacional, organizado pela Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria do Estado da Educação e do Esporte e aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro.

Representando a Semed, o professor Jorge Fireman, esteve presente no evento para discutir questões sobre a educação da pessoa com deficiência. No primeiro dia, ele participou de uma mesa redonda que teve como tema: inclusão no contexto escolar e no segundo dia do ciclo de palestra sobre inclusão educacional e social do deficiente físico.

O Objetivo do evento foi desenvolver ações que visem a melhoria do eixo relacional na perspectiva da educação inclusiva, levando em consideração as deficiências que os estudantes do Atendimento Educacional Especializado da escola possuem e as orientações contidas na Resolução de nº. 04/2009 - CNE/CEB.

“Este evento é de fundamental importância, pois traz para a escola a discussão sobre temas que são pouco valorizados, como: garantias para o acesso e permanência do aluno com deficiência, a acessibilidade, o preconceito, a intolerância religiosa, a diversidade sexual, o Atendimento Educacional Especializado, dentre outros. Eventos como este deveria acontecer outras vezes ao ano”, explica Fireman.

O evento teve a participação de cerca de 1.400 alunos da Escola Rosalvo Ribeiro, além de vários especialistas na área e foi a culminância do Projeto de Extensão Inclusão Educacional. O Workshop, contou ainda, com diversos núcleos de palestras e com a apresentação teatral do Grupo de Surdos do Município de Arapiraca e do grupo de capoeira dos estudantes da Associação Pestalozzi de Maceió.

Nenhum comentário: