quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Parcerias contribuem para melhorias nos índices da Educação


A educação pública de Maceió recebeu um direcionamento que permite o planejamento de ações e a execução de políticas unificadas para todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). É o que afirma a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da pasta, Ritta Vasconcelos. Ela explica que esse patamar de amadurecimento e de planejamento da rede pública de ensino da capital só se tornou possível devido aos diversos projetos de cooperação técnica e convênios firmados com a Semed.
De acordo com Ritta, em relação ao ensino fundamental, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) assessorou as ações com vistas a padronizar a rede de ensino. Trata-se de um projeto de cooperação técnica com o Ministério da Educação (MEC) e participação do programa. Para isso, dois produtos foram essenciais para esse trabalho: as diretrizes curriculares e as matrizes disciplinares da rede. “Nós não tínhamos diretrizes para nortear e orientar as escolas que oferecem o ensino fundamental. Esse termo de cooperação nos ajudou, assim como está contribuindo para implementar uma política de formação continuada para a rede”, explica Ritta Vasconcelos.
Diante dessas ações, as escolas têm um direcionamento único, de forma a praticar a interdisciplinaridade, definindo como trabalhar as disciplinas dentro do currículo. “Antes de 2013, cada escola definia sua maneira de trabalhar. Com isso, o monitoramento era muito difícil. Agora, um aluno matriculado num extremo da cidade, como Benedito Bentes, por exemplo, receberá o mesmo conteúdo no outro extremo, como aquele numa escola no Vergel, por exemplo”, complementa a diretora. Todo esse trabalho impactou diretamente no resultado do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) das escolas do município.
Em 2015, a média geral de Maceió foi 4,4 pontos, enquanto a meta do Ideb era de 4,5 pontos. Desde 2013, o gráfico do Ideb tem subido de forma linear. Entre 2009 e 2011 o Índice estava estagnado em 3,8 pontos e subiu para 4,1 em 2013 e para 4,4 em 2015. Essa evolução, de acordo com a leitura de Ritta Vasconcelos, indica que há uma real melhoria na proficiência dos alunos da rede.
“Claro que quando se fala em educação, as melhorias acontecem a médio e longo prazo, e por isso desenvolvemos várias ações ao longo da gestão, o que resultou nesses resultados na qualidade educacional”, observa a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed. Ritta Vasconcelos garante que a meta, agora, é superar o índice estabelecido pelo ministério da Educação (MEC), ou seja, atingir, pelo menos, 4,5 no Ideb.
Distorção
O trabalho executado ao longo da atual gestão da Secretaria Municipal de Educação também teve como meta reduzir a distorção idade/série. Para isso, outra parceria foi formalizada através do Instituto Ayrton Senna, que trouxe para implantação na capital dos programas Se Liga e Acelera. O objetivo é sair do índice atual de 36% de alunos que estão nessa condição, isto é, fora da idade escolar correta, para 5%.
Através da parceria firmada com a instituição, 2.231 estudantes estão sendo trabalhados para sair da condição de distorção. “Esse número é daqueles estudantes que têm uma idade na qual deveriam estar mais adiantados e, no entanto, cursam séries inferiores, por motivos diversos”, explica Ritta Vasconcelos.
Com vistas a garantir a alfabetização dentro do limite estabelecido pela legislação federal através do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) que é alfabetizar a criança entre o 1º até o 3º ano do ensino fundamental, a Semed também buscou parcerias. E através do projeto Mente Inovadora passou a desenvolver as habilidades sócio-educacionais, com jogos que possibilitam a integração e melhoram a auto-estima dos alunos.
Atualmente, 42 escolas são atendidas pelo programa e conseguiu reduzir em 3% o índice de analfabetismo. Levando em consideração o universo de alunos matriculados na rede de ensino da capital, esse índice representa um impacto significativo. Todas as ações, executadas de forma conjunta, também possibilitaram a redução de outro índice negativo que existia na rede de ensino da capital: a evasão escolar. Para o ano de 2017, o trabalho permanecerá entrelaçado, com a meta de oferecer uma educação pública de qualidade na rede oficial de ensino.
Ascom Semed- Delane Barros

Prefeitura garante espaços acessíveis para alunos com deficiência


Fotos: Thiago Guimarães

Investir em um espaço educador com acessibilidade não significa apenas desconstruir barreiras físicas ou assegurar o direito da criança de ir e vir à escola, mas compreender e reconhecer a importância do tema e, com isso, garantir a possibilidade de inclusão social e consequente melhoria da qualidade de vida. Quando essas necessidades são transpostas para o ambiente escolar – sejam pelas condições da estrutura física, transporte ou mesmo acompanhamento pedagógico direcionado –, a atenção torna-se redobrada e fundamental.
Pensar e desenvolver políticas públicas que viabilizem a construção de espaços educadores apropriados, que permitam ao aluno com deficiência o pleno gozo de seus direitos tem sido uma constante preocupação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).
A Escola Municipal Haroldo da Costa, situada na parte alta da capital, é apenas uma das escolas da rede que conta com características de acessibilidade estabelecidas pelo MEC. A unidade escolar tem matriculados dois alunos com dificuldade de locomoção, que, a partir da última grande reforma, realizada em 2016, podem circular com tranquilidade pela estrutura recém-entregue.
Entre as inúmeras melhorias, no novo espaço foram construídas rampas e banheiros exclusivos e adaptados só para eles, além de educadores auxiliares que acompanham os alunos durante toda a permanência na escola.
Porém, nem sempre foi assim, como conta a diretora da escola, Vera Lúcia. “Antes, não tínhamos nenhuma estrutura para acolher esses meninos. Era um desafio diário para nós educadores e mães, mas, sobretudo, para os próprios alunos. Muitos desistiam de estudar. Além do mais, quando chovia, alagava a escola toda. Era horrível”, relembra a diretora.
Vera considera, ainda, que a implementação de serviços e instalações adaptadas colaboram significativamente para o desenvolvimento educacional: “Nosso intuito é que eles se sintam parte integrante da escola e interajam com os outros alunos e o ambiente no qual estão inseridos. Hoje, temos todo um aparato físico e pedagógico que funciona. As mães adoraram”, comemora.
Fotos: Thiago Guimarães
Luiz Fernando é um dos alunos que têm se beneficiado da nova Haroldo da Costa. De acordo com sua mãe, a dona de casa Cicera Maria de Lima, seu comportamento mudou significativamente, de maneira positiva, desde que os novos espaços foram disponibilizados. “Esperávamos por essa reforma há anos. Ele sempre gostou muito dessa escola e tínhamos a esperança que algo mudasse. Posso dizer que estamos aliviados e satisfeitos pois temos um lugar adequado e agradável para que ele se desenvolva, faça amigos e aprenda cada vez mais”, destacou dona Cicera.
Fotos: Thiago Guimarães
De acordo com a Semed, todas as escolas da rede que passaram ou passarão por grandes reformas foram pensadas para acolher alunos especiais, além de pessoal capacitado que acompanha individualmente o aluno desde sua chegada na unidade até o término das aulas. Dessa forma, contribui-se para a evolução do seu aprendizado e dá maiores possibilidades para que famílias especiais superem as dificuldades do dia a dia com mais dignidade.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Gestão apresenta investimentos na Educação em 2016


“Investir na educação é fundamental para garantir a qualidade do ensino”. A afirmação é da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Resende Dorea. Entre os desafios da área em Maceió está assegurar o acesso pleno de crianças e jovens à Rede Municipal de Ensino, com a ampliação da oferta de vagas. A Secretaria Municipal de Educação tem buscado ao longo da Gestão Rui Palmeira cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), ratificadas no Plano Municipal de Educação de Maceió (PME).

Estudantes da Escola Municipal Francisco Melo.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante todo o ano de 2016, a Prefeitura de Maceió  tem feito investimento público direto na Educação do município com a entrega de novas escolas, grandes reformas, caixas literárias, fardamento e material escolar.
Fardamento
Em se tratando de fardamentos escolares, a rede municipal, que atende mais de 55 mil estudantes distribuiu gratuitamente kits de uniformes, com blusa, calça, bermuda e tênis, numa somatória de investimentos da ordem de R$ 4.489.455,25, feito com recursos próprios. Todo material vem atender a todos os alunos matriculados nas 138 escolas municipais de Maceió, desde a educação infantil até Jovens e Adultos.
Alunos da Escola Pedro Barbosa Junior.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“São quatro áreas as quais Maceió tem investido fortemente: infraestrutura, pedagógica, pessoas e gestão. A entrega de material de qualidade e que possibilite o desenvolvimento pleno da criança faz parte da área pedagógica, aliada à entrega do fardamento e da criação de diretrizes. O prefeito colocou a Educação como prioridade e a equipe da Semed está aguerrida para fazer seu papel”, disse Ana Dayse.
Segundo a secretária, os avanços marcam essa gestão e fazem em Maceió. “Nunca antes o Município havia dado um kit escolar com todos estes itens. Além da farda, o estudante receberá ainda outro kit com itens importantes para o seu desenvolvimento intelectual, pedagógico e social”, afirmou Ana Dayse. O kit do estudante é formado por mochila, caderno, caneta, lápis e borracha.
Kits
Quanto aos kits escolares, material pedagógico destinado às bibliotecas escolares, foram 54 kits compostos de estante, mesas, cadeiras e livros e em 2016 mais 43 kits portáteis com 300 exemplares cada. Recentemente o Prefeito de Maceió, entregou a 46 escolas da Rede Municipal de Ensino caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil para incentivar a leitura no espaço escolar.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Nessa fase foram atendidas pela iniciativa as unidades de ensino que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de bibliotecas da Semed.
João de Oliveira/ Ascom Semed

Reestruturação cria novo ambiente de aprendizagem


Biblioteca da Escola Municipal Edécio Lopes, no Pinheiro.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A infraestrutura escolar é um dos aspectos relevantes do desenvolvimento do aluno, porque permite, entre outras coisas, um ambiente acolhedor, acessível e adequado ao processo de aprendizagem. Por isso, a Educação de Maceió tem muito o que comemorar. As obras executadas nos últimos quatro anos mudaram a cara da Educação municipal.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu melhorias estruturais que envolvem reformas, reestruturação e manutenção em 90 unidades da rede. Também foram construídas novas unidades e outras estão em construção. As obras observam os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação.
Para a secretária de Educação, Ana Dayse, as mudanças são resultantes da seriedade com que o prefeito Rui Palmeira trata a Educação municipal. “Temos um caminho ainda muito grande a percorrer, mas avançamos. Reformamos, recuperamos, entregamos documentos de práticas pedagógicas, crescemos no Ideb, informatizamos a matrícula, dobramos o valor da merenda escolar, adquirimos ônibus escolares com acessibilidade e estamos finalizando o edital para a realização do concurso público. Enfim, a Educação recebeu cuidado especial nesses últimos anos”, informa a secretária.
Prefeito Rui Palmeira com estudantes da Escola Zumbi dos Palmares.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Os investimentos na infraestrutura escolar proporcionaram um salto de qualidade na educação básica no município. Em 2013, a Semed fez o levantamento das principais escolas que precisavam passar por reformas gerais. “As escolas estavam abandonadas e precisavam de intervenção na estrutura física e fizemos”, disse Ana Dayse, lembrando que o ambiente em que as crianças convivem é um dos fatores determinantes para o seu desenvolvimento.
Um dos avanços da rede municipal de Educação foi a implantação do tempo integral, que já funciona em algumas unidades. Nos próximos anos, a iniciativa deve ser implantada em todas as escolas reformadas. “Elas estão prontas para trabalhar em tempo integral, são grandes obras realizadas com recursos próprios. O nosso objetivo para os próximos anos da gestão é dar continuidade às melhorias estruturais”, diz Ana Dayse.
Durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, receberam grandes obras de infraestrutura as escolas municipais Jayme de Altavila, Senador Rui Palmeira, Haroldo da Costa, Pompeu Sarmento [escola e Cmei], Maria José Carrascosa, Nosso Lar I, Edécio Lopes, Zumbi dos Palmares e Corintho da Paz. A Escola Arnon de Mello está com 96% de suas obras concluídas, e a Silvestre Péricles, 85%. Já as escolas Lenilton Alves e Kátia Assunção aguardam ordem de serviço para entrar em obras.
Escolas reformadas e inauguradas em 2016
Todas as escolas municipais que passaram por ampla reforma ganharam novos espaços, como novas salas, biblioteca, salas de recursos, refeitório, cozinha, dispensa, banheiros adaptados, acessibilidade em todo o prédio, laboratórios de ciências e de informática, salas de música e balé, auditório e quadras esportivas. Algumas unidades agora têm elevador.
Atendendo a essas necessidades, a Semed reestruturou os CMEIs Nadir Brandão, Pompeu Sarmento e Sônia Maria Cavalcante e reinaugurou as escolas Pompeu Sarmento, José Haroldo da Costa, Maria José Carrascosa, Nosso Lar I, Zumbi dos Palmares, Radialista Edécio Lopes e Corintho da Paz.
Estudantes do CMEI Suzana Palmeira.
Foto :Marco Antônio/ Secom Maceió
Dez novos Cmeis
Seis novos Centros Municipais de Educação Infantil foram inaugurados no ano de 2015. Em julho, foram inaugurados os Cmeis Maria Salete, Leda Collor e Rodrigues Alves. Em dezembro daquele ano, foram entregues os centros Ana Carolina Galina Fortes, José Madltton Vitor da Silva e Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg. Todas as novas unidades ficam na parte alta da cidade, oferecendo mais 1.200 vagas para a educação infantil.
Os Cmeis foram custeados com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Maceió, um investimento de R$ 7 milhões nas seis unidades.
As novas creches oferecem estrutura ampla e arejada, com salas, banheiros infantis, estrutura para berçário e educação infantil, biblioteca, cozinha, pátio coberto, espaço para playground e atividades físicas e de lazer, tudo dotado de acessibilidade. Entre 2013 e 2016, Maceió ganhou dez novos Cmeis e outros seis projetos aguardam a assinatura da ordem de serviço para começarem a ser executados.
Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Manutenção
Para assegurar a execução de reparos nas unidades da rede municipal, a Semed instituiu o projeto de manutenção predial corretiva e preventiva, voltado a todas as escolas da rede. Com o investimento de R$ 7,8 milhões em recursos próprios do Município, a iniciativa viabilizou a execução de serviços de ampliação, retelhamento, melhoria de piso, rede elétrica e hidráulica.
“Um novo espaço pedagógico, um ambiente prazeroso para ensinar e aprender”. Assim foi definida pela vice-diretora Flávia Cunha a nova estrutura física da Escola Municipal Pompeu Sarmento, após a grande reforma por que passou. “A nossa escola não fica a desejar a nenhuma escola particular da rede. A gestão pensou em um projeto escolar de primeiro mundo. A escola está linda, completa, totalmente nova. Dá gosto de trabalhar em um ambiente assim. Os alunos estão encantados e bastante satisfeitos com a nova estrutura”, afirmou.
A Escola Municipal Haroldo da Costa foi totalmente reformada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para a diretora da escola José Haroldo da Costa, Vera Guedes, a mudança na escola foi bem recebida pela comunidade. “A melhoria na estrutura tem contribuído com a aprendizagem. Hoje os alunos não faltam mais às aulas, muito pelo contrário, eles estão conservando a escola. A nossa escola está sendo muito procurada por novos alunos, porque hoje oferecemos acessibilidade, temos ônibus adaptado e toda a escola está preparada para esse atendimento, ou seja, sua parte estrutural é perfeita”, afirma a diretora.
Maycon Manuel é pai de alunos da Escola José Haroldo da Costa e comenta que nunca presenciou uma mudança tão grande no espaço escolar. “Eu acompanho essa escola há seis anos. Era tudo abandonado, cheio de mofo, buracos na telha. Hoje a escola está um espetáculo. Eu já vi várias reformas aqui na Haroldo, mas nas reformas anteriores só pintavam. Nessa, a escola foi reconstruída de verdade. As salas estão perfeitas, a biblioteca está linda. Meus filhos estão apaixonados, é algo de primeiro mundo, difícil de não se apaixonar. Meus parabéns ao prefeito, que fez uma reforma linda. Ele não só pintou a escola, ele fez uma reforma de verdade”, disse.
Janaina Farias / Ascom Semed

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Período de transferência interna começa no dia 4


Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

No período de 4 a 6 de janeiro começa o processo de transferência interna dos alunos de 120 escolas da rede municipal de educação de Maceió. Os pais ou responsável legal que desejam que seus filhos mudem de escola em 2017 deverão comparecer a unidade de ensino onde o aluno estuda levando documento de identificação com foto e solicitar a transferência.
No ato da solicitação, os pais deverão preencher o formulário de intenção de transferência e indicar três opções de unidades de ensino para onde pretendem que a criança seja encaminhada no ano letivo de 2017. O processo de transferência está condicionado a existência de vaga na escola pretendida.
Concluída essa primeira etapa, somente no próximo dia 10 os pais devem retornar à escola a fim de saber o resultado da solicitação de transferência. Feito isso, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro os pais já podem se dirigir à escola de destino levando todos os documentos necessários para concluir o processo de transferência interna e garantir a vaga.
Documentos necessários:
Histórico ou declaração
Certidão de nascimento
Cartão do SUS
Cartão do bolsa família (caso seja beneficiário)
Cartão de vacinação (para crianças de até sete anos)
RG e CPF originais do responsável
Comprovante de residência
Duas fotos 3X4
O aluno que estiver saindo da educação infantil precisa ser encaminhado para outra unidade de ensino. Se por acaso os pais perderem os prazos previamente estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ou não aceitarem a escola para qual o aluno foi alocado, a criança continuará estudando na escola de origem e não perderá a vaga. Os prazos não serão prorrogados.
Para mais informações: 3315-4720 (Comissão de Matrícula/Semed)
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bibliotecas renovadas incentivam profissionais e alunos



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) sabe da importância dos livros na vida e na educação da criançada e tem dado atenção a isso. Desde 2015, a rede pública passou a contar com novo mobiliário e acervo para bibliotecas. Com investimento de R$ 607.725,50 em recursos próprios, foram contempladas 52 escolas, além da Biblioteca Carlos Moliterno, na sede da Semed, e a unidade móvel Estação Saber Nádia Amorim, totalizando 54 beneficiados.
A estrutura nas unidades é formada por mesas, cadeiras, estantes e expositores, em um total de 938 móveis que darão suporte ao acervo que já existe nas unidades escolares. Ao todo, 8.000 alunos estão sendo beneficiados com a entrega das bibliotecas, que receberam cerca de 30 mil livros, dos quais 13 mil são para a educação de jovens e adultos.
Entre as escolas que receberam grandes reformas está a Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento. A biblioteca da unidade foi ampliada e totalmente reformada. Lá trabalha Geraldina Oliveira, professora readaptada, que desde 2012 coordena o setor. Ela desenvolveu um projeto para tornar a antiga sala de leitura em uma verdadeira biblioteca escolar e fazer uma reflexão sobre a contribuição deste espaço para o ensino.
Geraldina aprendeu técnicas de documentação, armazenamento e conservação de acervo e conseguiu revitalizar o ambiente. “Nosso intuito não é ter apenas uma biblioteca bonita e organizada, a biblioteca precisa ser um local agradável, que propicie ao aluno o contato com os livros, oferecendo-lhe momentos prazerosos de estímulo à leitura para que ele próprio possa construir sua formação leitora, sendo crítico, criativo e autônomo”, afirma.
Prefeitura de Maceió estrutura 54 bibliotecas.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A pequena Elaine Silva, 11 anos, diz estar encantada com a nova escola e sua biblioteca. “Agora está muito melhor, temos mais livros e os móveis são novinhos”, comenta. Sua colega de classe, Luciana Silva, 11 anos, concorda. “A biblioteca está maior, mais bonita e organizada. É a primeira vez que venho aqui. Comecei a ler o Diário de um Banana e quero vir mais vezes para continuar lendo”.
Toda orgulhosa, dona Geraldina mostra o livro de registro de frequência dos alunos na biblioteca. São muitas as páginas preenchidas. Nos intervalos e horas vagas, a sala fica até pequena para a quantidade de jovens e crianças que lá vão para dar continuidade a sua leitura ou conhecer e se encantar por uma nova história. Gibis, romances infantojuvenis, conto de fadas e história em quadrinhos são os preferidos da garotada.
Após a realização da última reforma, Geraldina fala que o espaço foi ampliado, o mobiliário trocado e acervo está mais diversificado, mais de 1.300 títulos estão disponíveis na biblioteca para o uso dos alunos e da comunidade escolar. “Nós queremos que os alunos venham aqui, leiam, aprendam e vejam a biblioteca com um complemento à sala de aula, além disso a biblioteca também é feita para a comunidade, pais e irmãos de alunos podem vir aqui e usufruir do nosso espaço”. Afirma a coordenadora.
Prefeito Rui Palmeira entrega Caixa Literária.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Caixas literárias
O mais novo investimento de incentivo à leitura foram as aquisições das caixas literárias. Para estimular ainda mais os alunos quanto à importância da leitura, o prefeito Rui Palmeira entregou a 46 escolas da rede municipal de ensino kits de biblioteca móvel, mais conhecidos como caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infantojuvenil. “Esse material vem a somar a tantos outros instrumentos que a Semed implementa para incentivar a leitura nas escolas”, afirma a coordenadora da Biblioteca, Cristina Rezende.
Inicialmente, foram atendidas as unidades de ensino que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na sequência, vieram as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed. Em 2017, mais 48 escolas que não receberam o kit nesse primeiro momento serão contempladas também.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

sábado, 24 de dezembro de 2016

Prefeitura prioriza investimentos na Educação de Maceió


“Investir na Educação é fundamental para garantir a qualidade do ensino”. A declaração é da secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Resende Dorea. Entre os desafios em assegurar acesso pleno de crianças e jovens à Rede Municipal de Ensino, inclusive com ampliação da oferta de vagas, a Secretaria Municipal de Educação tem buscado ao longo da Gestão Rui Palmeira cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), ratificadas no Plano Municipal de Educação de Maceió (PME).
Durante todo o ano de 2016, ao longo da gestão, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação, tem feito investimento público direto no setor com entrega de novas escolas, grandes reformas, caixas literárias, fardamento e material escolar.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Em relação aos fardamentos escolares, a Rede Municipal, que atende mais de 55 mil estudantes, distribuiu gratuitamente kits de uniformes, com blusa, calça, bermuda e tênis, somando investimentos investimentos de cerca de R$4,4 milhões em recursos próprios. Todo material beneficia todos os alunos matriculados nas 138 escolas municipais de Maceió, desde a educação infantil até Jovens e Adultos.
A secretária Ana Dayse salienta que toda melhoria aplicada nas unidades de ensino passa por uma política de qualidade do ensino aplicada em Maceió, por meio do Programa Viva Escola. “São quatro áreas em que Maceió tem investido fortemente: infraestrutura, pedagógica, pessoas e gestão. A entrega de material de qualidade e que possibilite o desenvolvimento pleno da criança faz parte da área pedagógica, aliada à entrega do fardamento e da criação de diretrizes, por exemplo. O prefeito colocou a Educação como prioridade e a equipe da Semed está aguerrida para fazer seu papel”, afirmou.
Entrega de Kits Escolares na Escola Municipal Francisco Melo.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“Nunca antes o Município havia dado um kit escolar com todos estes itens. Além da farda, o estudante receberá ainda outro kit com itens importantes para o seu desenvolvimento intelectual, pedagógico e social”, afirmou Ana Dayse. O kit do estudante é formado por mochila, caderno, caneta, lápis, borracha e outros.
Em 2016 foram entregues 54 kits escolares, material pedagógico destinado às bibliotecas escolares com estante, mesas, cadeiras e livros. As unidades receberam ainda 43 kits portáteis com 300 exemplares cada.
Recentemente o prefeito Rui Palmeira entregou a 46 escolas as caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil. As unidades de ensino que elevaram o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed foram beneficiadas com este material. Em 2017 mais 48 escolas deverão ser contempladas também.
João de Oliveira/ Ascom Semed

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Cantata de Natal de escola municipal encanta comunidade


Foto: Arquivo da escola

O primeiro Natal após a reforma e ampliação da Escola Municipal Maria José Carrascosa, no Poço, foi  de muita música e com as luzes da época natalina. Das janelas da escola, cerca de 200 alunos promoveram uma cantata natalina, levando mensagens de paz, amor, esperança e boas vibrações para a comunidade do Vale do Reginaldo, onde fica a escola.
“Não teve quem não se emocionasse”, disse a diretora da escola, Mariluce dos Santos. “Queríamos fazer um Natal diferente, com objetivo de valorizar o nosso novo espaço e levar mensagem natalina, não só para os pais e alunos da escola, mas para todos do Vale do Reginaldo e conseguimos, porque vimos pais e crianças se emocionando. Foi lindo. Recebemos muitos agradecimentos pelo momento único que a escola proporcionou”, afirmou.
Para a realização da cantata natalina foi necessário o envolvimentos de todos da escola. Segundo Mariluce, as crianças passaram 30 dias ensaiando. Entre as músicas catadas estavam Noite Feliz, Bate o Sino Pequenino e Um Feliz Natal. Atualmente, a escola atende 350 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, mas com a reforma e ampliação, a capacidade aumenta para cerca de 800 alunos.
Foto: Arquivo da escola

Janaina Farias / Ascom Semed

Escola promove concurso natalino sustentável


Papai noel de papelão, árvores de natal com CD’s, presépios de palito de picolé. A decoração natalina sustentável tomou conta da Escola Municipal Zilka de Oliveira Graça no mês de dezembro. E na manhã desta quinta-feira (22), alunos, professores e toda comunidade escolar reuniram-se para celebrar o natal e para prestigiar a linda decoração das salas de aula elaborada pela garotada com o auxílio dos professores para participação no concurso organizado pela gestão da escola.

Sala de aula decorada por alunos da Escola Municipal Zilka de Oliveira Graça.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

“A confecção dos materiais foi iniciada no começo de dezembro. Aproveitamos o momento de crise para trabalhar a sustentabilidade com os alunos. Então pedimos a eles que trouxessem de casa os materiais que pudéssemos reutilizar e criar nossos próprios enfeites natalino para a decoração. Essa atividade estimulou a participação de todos, temos muitos alunos que são muito tímidos e essa ação contribuiu para relação entre eles. Nós convidamos algumas pessoas da comunidade para vir analisar e julgar a decoração das salas com base na criatividade, organização e quantidade de materiais recicláveis utilizados”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Guimarães.


Árvore de Natal feita com livros antigos. Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

A coordenadora ressalta que os alunos foram responsáveis pela maior parte do trabalho, deram as ideias, fizeram os recortes e colagens, utilizando os conceitos de artes e de outras disciplinas do currículo escolar, tudo com a orientação dos professores.
Angélica Tenório, diretora da escola, fala sobre o principal objetivo do projeto, além da sustentabilidade. “Estamos buscando a comunidade para participar das nossas ações, ver o que acontece aqui e nos ajudar com as atividades. Também trabalhamos aqui o verdadeiro espírito natalino, a confraternização, o trabalho em grupo, além do estímulo a criatividade da criança sempre mostrando que ela é parte fundamental na escola”m explica Angélica.
Presépio feito com papel. Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Para abrilhantar ainda mais o concurso, as crianças da educação infantil fizeram apresentações musicais. Na próxima segunda-feira (26) peças teatrais e jograis serão apresentados pelas turmas do ensino fundamental. A previsão é que o resultado do concurso natalino seja anunciado na terça-feira (27). As primeiras colocações receberão uma premiação simbólica.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Primeira-dama visita CMEI Silvestre Vredegoor



O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Silvestre Vredegoor, localizado na Praça da Faculdade, comemorou o Natal na manhã desta quinta-feira (23) com alunos e familiares. Na ocasião, a unidade teve brincadeiras, distribuição de presentes, lanche e contou com a presença do Papai Noel.
A comemoração teve ainda a visita especial da primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, que conversou com os professores e pais, interagiu com as crianças e fez a doação de brinquedos para serem utilizados no CMEI.
“Tem várias coisas importantes no Natal, mas o mais relevante é a presença de cada um na vida dos filhos. Essa foi uma forma que encontrei de trazer um carinho especial para as crianças. Os brinquedos ficarão disponíveis para que as crianças possam brincar com todos”, disse.
Após a entrega dos presentes, a primeira-dama foi conhecer as dependências da unidade escolar.
“Nós pensamos a comemoração para nossas crianças. É um privilégio receber a Tatiana em nossa creche. Isso mostra que somos vistos e que as pessoas têm esse olhar de valor para nós”, afirmou a diretora do CMEI, Adriana Jorge de Oliveira.
Erick Nogueira/ Ascom Semed

Servidores da Semed promovem Natal solidário



Em um gesto de solidariedade, servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) atenderam aos pedidos de presentes das idosas residentes na Casa para Velhice Luíza de Marillac e dos idosos do abrigo São Vicente de Paula. A entrega foi feita nesta quarta-feira (21), pelo grupo teatral Trupeduque do departamento de Programas Especias da Semed.


O assessor de comunicação da Semed, Erick Nogueira disse que o momento de solidariedade foi fruto da comemoração natalina da secretaria, que aconteceu na sexta-feira (16), no pátio da Semed. “Tudo começou com a simples pergunta sobre o que eles queriam ganhar neste natal, durante uma visita da equipe do gabinete da secretaria aos abrigos”, explicou o assessor.
“A lista foi encaminhada pelos abrigos e a ideia se espalhou por toda secretaria envolvendo todos os servidores. Entre os pedidos dos idosos estavam uma camisa, uma sandália, um rádio grande, ventilador, relógio, vestido, um perfume, boneca que chora, um conjunto de maquiagem, entre vários outros itens. Todas as 34 idosas do abrigo da Casa Marilac e 25 idosos do São Vicente de Paulo foram agraciados”, garantiu o assessor.
Durante a entrega dos presentes, os idosos se divertiram com as apresentações do grupo Trupeduque. Dona Ana Maria 70 anos se disse agradecida “Todo mundo gosta de ganhar presente, a gente se sente uma criança”, disse dona Ana emocionada. Na casa São Vicente de Paulo, o senhor Gonçalves de 66 anos ganhou um relógio. “Agora vou acompanhar melhor o tempo”, disse satisfeito.
A casa para velhice Luíza de Marillac assiste 34 idosas carentes em situação de abandono familiar e está situada à rua Mem de Sá, no bairro de Bebedouro. A Instituição São Vicente de Paulo está localizada à rua General Hermes, 41 no centro. O local abriga atualmente 25 idosos (homens).
Ascom Semed/João de Oliveira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Período de transferência escolar tem início nesta quarta


Alunos do CMEI Pompeu Sarmento. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou no Diário Oficial do Município de terça-feira (20) instruções para o processo de transferência da matrícula de alunos da Rede Municipal de Ensino que desejam mudar de escola no ano letivo de 2017.


O processo de transferência de matrícula se dará em duas etapas, como explica a coordenadora da Comissão de Matrícula da Semed, Kay Guimarães. “Primeiro, os pais ou o responsável legal do aluno, caso este não seja maior de idade, deverão comparecer na unidade de ensino em que o estudante está matriculado atualmente e solicitar sua transferência para outra escola entre os dias 21 e 23 de dezembro nas unidades escolares que concluírem o ano letivo de 2016 em dezembro do corrente ano. Ou no período de 04 a 06 de janeiro de 2017 nas unidades escolares que concluírem o ano letivo de 2016 após o mês de dezembro”, explicou.
No dia 10 de janeiro de 2017, os pais ou responsável legal deverão retornar à unidade escolar de origem para consultar a escola para qual o aluno foi transferido. Caso o estudante não tenha sido alocado em nenhuma das três opções informadas no período de transferência, terá sua vaga garantida na escola de origem.
A segunda etapa será a confirmação de matrícula. No período de 11 a 13 de janeiro de 2017 os responsáveis deverão se encaminhar para a unidade escolar determinada no processo de transferência para efetivar a matrícula, com original e cópia dos documentos abaixo:
– Registro de nascimento do aluno;
– Cartão de vacinação para crianças de até 7 anos;
– Comprovante de residência;
– Cartão do Programa “Bolsa Família”, caso possua;
– Cartão SUS;
– Duas fotos 3×4;
– Documento original de comprovação de escolaridade (declaração ou histórico escolar) para matrículas a partir do 2° ano do ensino fundamental.
Para mais informações: 3315-4720 (Comissão de Matrícula/Semed)
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Caixa Literária: prefeito entrega bibliotecas volantes para escolas



O universo da leitura ficou mais amplo a partir desta sexta-feira (16) para alunos de 46 escolas da Rede Municipal de Educação, contempladas com a Caixa Literária. Entregues pelo prefeito Rui Palmeira, a caixa tem 300 títulos com histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, poemas, obras folclóricas e culturais, além de fatos da vida real. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“A Educação Básica tem como foco a alfabetização e conseguimos isto com ações a exemplo desta, somadas ao brilhante empenho dos nossos profissionais da Educação. Com a leitura é possível descobrir novos horizontes, exatamente o que queremos para os nossos estudantes”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, neste primeiro momento, serão contempladas as escolas que elevaram o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed, mas o benefício será estendido a todas as escolas da Rede no próximo semestre.
Caixa Literária foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Agora nós estamos fazendo um investimento de R$ 400 mil em recursos próprios e vamos contemplar aproximadamente metade da Rede, mas temos o compromisso de levar a Caixa para todas as escolas e a outra parte será beneficiada já em 2017”, afirmou Rui.
A Caixa Literária vai contemplar alunos a partir de 06 anos, que estão cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental. “O projeto foi desenvolvido com carinho para que os alunos se debrucem na leitura de forma dinâmica e agradável, e para estimulá-los a Caixa conta com histórias de todos os tipos”, detalhou a idealizadora da iniciativa, a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cristina Rezende, ressaltando que a Caixa é móvel, o que permite o uso em toda a escola. Quando aberta, ela se transforma em uma estante.
Prefeito Rui Palmeira entregou Caixa Literária a unidades de ensino.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea explicou que o projeto foi pensado cuidadosamente pela equipe pedagógica da Semed. “Para nós é uma alegria fazer parte desse momento, um ato que coroa nossa equipe pedagógica, tendo em vista que toda a responsabilidade pela aprovação do kit ficou por conta dos nossos profissionais que escolheram com carinho e cuidado cada um dos títulos. As nossas escolas contam com o cantinho de leitura e essas bibliotecas servirão para complementar os livros que já existem nas unidades de ensino”, pontuou a gestora.
Na Caixa também estão contidos duas unidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dois títulos de poesia, de autoria do professor Paulo Ramos, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom.
Eberth Lins/Secom Maceió

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Prefeitura apresenta resultados da Educação


Prefeito Rui Palmeira participa do Encerramento das Atividades da Semed.
 Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira  e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participaram, na manhã desta quinta-feira, (15), no Hotel Jatiúca, do evento de socialização dos resultados da gestão municipal de Educação de Maceió. Na ocasião, foi apresentado o documento que representa a prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e estabelece uma política de gestão para as ações da pasta. Elaborado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o documento é intitulado Guia Prático de Gestão da Semed.
O prefeito Rui Palmeira comemorou os resultados apresentados, reforçou a importância das parcerias firmadas pelo Município na área de educação e destacou a participação dos servidores em todo o processo. “Contamos com a participação de parceiros como o MindLab, o Instituto Ayrton Senna e o resultado foi que conseguimos aumentar o índice do Ideb. O objetivo, agora, é superar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação”, disse o prefeito Rui Palmeira.
Prefeito Rui Palmeira participa do Encerramento das Atividades da Semed.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A secretária Ana Dayse Dorea aproveitou para relatar que o ano de 2016 apresenta um saldo muito positivo, mesmo diante das dificuldades. “Maceió fez muito na área de educação, mas ainda há muito a ser feito. Temos consciência disso. O nosso papel é provocar mudança com a educação básica e iremos avançar ainda mais, pois o apoio do prefeito Rui Palmeira foi fundamental”, considerou Ana Dayse. Ela aproveitou, ainda, para ressaltar a importância das parcerias firmadas para concretizar os diversos projetos executados pela educação pública de Maceió.
A secretária citou o apoio conseguido através de projetos como o Paralapracá, cujo modelo é aplicado na Itália, entre outros países. “Através das parcerias, adotamos princípios e ações aplicadas em países mais desenvolvidos que o Brasil. Então avançamos, mas tudo só foi possível graças ao apoio do prefeito e engajamento da equipe da Secretaria, mas posso garantir que ainda faremos mais”, afirmou Ana Dayse.
Prefeito Rui Palmeira participa do Encerramento das Atividades da Semed.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A representante do Unicef em Recife, Jane Santos, presente ao evento, considerou importante estimular mais alguns pontos para a educação pública da capital. Ela defendeu a oferta de mais espaço para os jovens na prática esportiva e educacional em geral.
Presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), o professor Jailton Lira avaliou que os avanços registrados são fruto do respeito com a equipe da gestão da Semed.
A programação contou com palestra intitulada Gestão da Educação para Inclusão e Equidade, proferida pelo ex-presidente do Conselho Nacionalde Educação e professor eméritoda Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Fernandesde Lima.  O coral formado pelos alunos da escola municipal Pedro Barbosa Junior apresentou uma cantata natalina, emocionando a todos.
Delane Barros/Ascom Semed

Estudantes participam de projeto sobre arquitetura e urbanismo


Exposição de maquetes feitas pelos alunos da Escola Municipal Padre Pinho.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed.
Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Padre Pinho visitaram o Memorial à República, no Jaraguá, na manhã desta quinta-feira (15). A visita faz parte da culminância do Projeto de arquitetura e urbanismo, desenvolvido pelo Projeto Educação pela Paz , em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as turmas de 6º e 9º anos da escola.

A técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed e coordenadora do Projeto Educação pela Paz, Cecília Tenório, explica como se deu a elaboração do projeto. “Tudo começou com a iniciativa da arquiteta Manuela Coelho, que nos apresentou a proposta de realização do projeto sobre arquitetura e urbanismo em escolas da Rede. Então procuramos as professoras de Artes da Escola Padre Pinho e conferimos que no currículo da disciplina havia um eixo que trabalhava o tema, a partir daí, durante todo o mês de novembro, a arquiteta comparecia duas vezes por semana na escola e dava aulas teóricas sobre o tema e no fim das aulas os alunos construíram as maquetes que aqui estão expostas”, disse.
Além da exposição das maquetes, o encontro foi marcado pela participação do arquiteto alagoano Alex Barbosa que projetou e executou a obra do Memorial à República. Alex expôs um filme para a garotada presente sobre o processo de construção do Memorial, além disso falou um pouco sobre sua infância e de como descobriu o gosto por arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Arquiteto Alex Barbosa conversa com alunos sobre construção do Memorial à República.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed.

Maristela Pozitano, parceira do projeto através da ONG Maceió Voluntário, destacou a relevância do projeto. “É muito importante que a gente leve para os alunos o conhecimento de profissões e arquitetura é uma delas. É uma das profissões mais antigas do mundo e nada do que conhecemos hoje seria possível sem ela. As cidades, os bairros, as casas, tudo precisa de arquitetura. E queremos mostrar aos alunos que não é uma profissão de elite e que está ao alcance de qualquer pessoa. Além disso, no urbanismo se precisa aprender a viver coletivamente e a repensar os conceitos e nas consequências das ações”, explicou.
A aluna do 9º ano Janicleide Santos disse que ficou muito feliz com a realização do projeto na escola. “Ser arquiteta é meu sonho, então quando soube do projeto adorei. E ao montar as maquetes eu me via fazendo isso no futuro, fiquei me imaginando construindo os prédios aqui em Maceió. A Manuela é uma ótima pessoa, nos ensinou bastante coisas interessantes. Gostei muito dessa experiência”, afirmou.
Natalício Vieira, também aluno do 9º ano, também enalteceu a realização do evento. “Eu não pretendo ser arquiteto, mas gostei muito de ter participado do projeto e de ter vindo aqui no Memorial. É a primeira vez que venho aqui e achei maravilhoso, ainda mais por estar ao lado do homem que projetou isso aqui”, afirmou.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Semed entrega Caixa Literária a escolas na próxima sexta



Quarenta e seis escolas da rede municipal de ensino da capital serão contempladas com a entrega da Caixa Literária, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil, a fim de incentivar a leitura no espaço escolar.  A entrega será feita na manhã desta sexta-feira (16), a partir das 9h, no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro da Cambona.

Serão atendidas pela iniciativa as unidades que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura junto à Coordenação de Bibliotecas da Semed.
O material representa um investimento de aproximadamente R$ 400 mil, adquirido com recursos próprios da Secretaria. “A caixa literária é móvel, equipada com rodízios, o que permite o uso em toda a escola. Quando aberta, se transforma em uma estante”, explica a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Semed, Cristina Rezende.
Ainda segundo a coordenadora, a reposição dos livros eventualmente danificados será feita pelo departamento de Sistema de Bibliotecas da secretaria. “Ficamos com toda a responsabilidade desse projeto, desde a escolha dos títulos até a reposição dos exemplares que porventura sejam danificados ou extraviados”, esclarece Cristina Rezende.
No próximo ano, ainda no primeiro semestre, será ampliado o número de escolas atendidas pelo projeto. A previsão é de que sejam atendidas mais 48 escolas do município que também oferecem educação em tempo integral.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, confirmou presença na solenidade. Ela destaca a importância da iniciativa. “Todas as escolas da rede entrarão nesse projeto, mas no momento apenas algumas puderam ser contempladas. Esse primeiro passo representa um incentivo, um despertar da leitura junto às nossas crianças, o que é bastante salutar. Nossa clientela necessita desse atendimento e assim o faremos, pois há uma forte determinação dessa gestão, do prefeito Rui Palmeira, em aumentar, cada vez mais, a qualidade do ensino público da capital”, destacou.
Além dos exemplares de literatura infantojuvenil, cada caixa também contará com duas unidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dois títulos de poesia, de autoria do professor Paulo Ramos, da escola municipal Zumbi dos Palmares. As 46 escolas contempladas nesse primeiro momento estão divididas por todas as regiões administrativas do município.
Delane Barros/ Ascom Semed