sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Semed entrega documentos para práticas pedagógicas


Ao longo dos últimos quatro anos , a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem se destacado pela realização de grandes reformas nas escolas, entregas de materiais escolares para as crianças e formações continuadas. Mas além desses feitos, a Semed tem se dedicado a geração e publicação de documentos que orientam o planejamento curricular das escolas e do sistema educacional como um todo.
No total, sete documentos foram produzidos e entregues, formando a coleção Viva Escola-Projeto Carro Chefe da Semed, desenvolvido por meio da parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), focando na reestruturação da rede em quatro vertentes: Infraestrutura, gestão de pessoas, investimentos em ações pedagógicas e recursos humanos.
Prefeito Rui Palmeira participa do Encerramento das Atividades Da Semed
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O resultado da construção da política de Educação já foi entregue pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ao prefeito Rui Palmeira. “Entregamos o resultado de todo o trabalho realizado em parceria com o Pnud. Esses produtos foram responsáveis pela elevação do Ideb, pela redução do analfabetismo na cidade de Maceió e pela melhoria da qualidade das escolas”, detalhou Ana Dayse.Segundo a gestora, o maior investimento feito e necessário foi na formação dos professores e gestores escolares. “Se a escola não for bem conduzida, se ela não for bem gerenciada tanto na infraestrutura quanto no projeto político pedagógico, não tem como alcançar objetivo de uma educação de qualidade”, frisou.
Educação Infantil
Foi lançado o livro com proposta que estabelece as Orientações Curriculares para a Educação Infantil, com o objetivo de qualificar a política pública, avançando no processo de universalização.
“As orientações curriculares definem um currículo ampliado, que traz a criança para o centro do planejamento e das ações pedagógicas, políticas, éticas e estéticas, coloca a família e a comunidade escolar como partícipe do processo educativo. Adultos e crianças fazem o exercício da alteridade e da autonomia cidadã e as etapas de ensino vivem um momento de compreender esta criança como sujeito de direito que deve ser acompanhada com o devido cuidado”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo.
Angelina destaca ainda que as orientações curriculares sistematizam e conduzem a Rede Municipal de Ensino. “A partir da publicação das diretrizes, matrizes e orientações curriculares, iniciamos um trabalho de estruturação da Rede. Esses documentos sedimentam o fazer pedagógico e nos dão a possibilidades de realizar planejamentos mais assertivos”, salientou.
No total, sete produtos já foram lançados buscando promover a equidade de ensino e aprendizagem na Rede. As Diretrizes da Avaliação para Aprendizagem foram elaboradas considerando a necessidade da organização dos procedimentos avaliativos para todas as escolas e pretende contribuir com a unidade escolar na compreensão da aprendizagem intrínseca ao processo avaliativo, permitindo aos professores conhecerem e incorporarem conceitos básicos sobre avaliação.
Guia Prático de Gestão
Já o Guia de Educação Especial para a Inclusão na Rede Municipal de Ensino de Maceió: Orientações, Princípios e Práticas, é resultado da organização e sistematização das experiências educacionais em todas as etapas e modalidades da educação no Município e tem o objetivo de orientar, estimular e fomentar a implementação de ambientes inclusivos para as crianças e adolescentes com deficiências nas escolas. O Guia é um esforço conjunto da Semed e do Pnud e também está disponível em áudio-livro para atender, especialmente, pessoas com deficiência visual.
Também em parceria com o Pnud foi lançado, no último dia 15, o último produto da coleção Viva Escola, o Guia Prático de Gestão Escolar, com orientações sobre a gestão educacional, com sua base legal, princípios e metas dos Planos Nacional e Municipal de Educação e com a socialização de conceitos, ferramentas e metodologias de gestão escolar.
Outros produtos já publicados, estes direcionados ao Ensino Fundamental, foram as Matrizes Disciplinares do Ensino Fundamental e as Diretrizes Disciplinares do Ensino fundamental. Os dois documentos se apresentam como um guia, uma orientação disciplinar e curricular para uma linha comum de trabalho das escolas. O objetivo é que, com essas ferramentas, o profissional da educação encontre sugestões e elementos de discussão para o seu trabalho em sala de aula.
Voltado para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a Semed publicou a obra intitulada “Universalizar a Alfabetização em Maceió – Subsídios para a Política Pública”. O documento apresenta dados da pesquisa desenvolvida pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (sigla em inglês IPC-IG), que visa fornecer subsídios para que o Município alcance, até 2024, a meta de erradicação do analfabetismo absoluto de jovens, adultos e idosos do Plano Nacional de Educação.
Todos os documentos foram construídos com base na legislação vigente, bem como nos pressupostos teóricos norteadores de cada tema específico, e elaborados de forma participativa e democrática. Alguns desses documentos estão disponíveis em formato digital e podem ser adquiridos gratuitamente através do link: www.maceio.al.gov.br/ semed.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

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