sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Caixa Literária: prefeito entrega bibliotecas volantes para escolas



O universo da leitura ficou mais amplo a partir desta sexta-feira (16) para alunos de 46 escolas da Rede Municipal de Educação, contempladas com a Caixa Literária. Entregues pelo prefeito Rui Palmeira, a caixa tem 300 títulos com histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, poemas, obras folclóricas e culturais, além de fatos da vida real. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“A Educação Básica tem como foco a alfabetização e conseguimos isto com ações a exemplo desta, somadas ao brilhante empenho dos nossos profissionais da Educação. Com a leitura é possível descobrir novos horizontes, exatamente o que queremos para os nossos estudantes”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, neste primeiro momento, serão contempladas as escolas que elevaram o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed, mas o benefício será estendido a todas as escolas da Rede no próximo semestre.
Caixa Literária foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Agora nós estamos fazendo um investimento de R$ 400 mil em recursos próprios e vamos contemplar aproximadamente metade da Rede, mas temos o compromisso de levar a Caixa para todas as escolas e a outra parte será beneficiada já em 2017”, afirmou Rui.
A Caixa Literária vai contemplar alunos a partir de 06 anos, que estão cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental. “O projeto foi desenvolvido com carinho para que os alunos se debrucem na leitura de forma dinâmica e agradável, e para estimulá-los a Caixa conta com histórias de todos os tipos”, detalhou a idealizadora da iniciativa, a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cristina Rezende, ressaltando que a Caixa é móvel, o que permite o uso em toda a escola. Quando aberta, ela se transforma em uma estante.
Prefeito Rui Palmeira entregou Caixa Literária a unidades de ensino.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea explicou que o projeto foi pensado cuidadosamente pela equipe pedagógica da Semed. “Para nós é uma alegria fazer parte desse momento, um ato que coroa nossa equipe pedagógica, tendo em vista que toda a responsabilidade pela aprovação do kit ficou por conta dos nossos profissionais que escolheram com carinho e cuidado cada um dos títulos. As nossas escolas contam com o cantinho de leitura e essas bibliotecas servirão para complementar os livros que já existem nas unidades de ensino”, pontuou a gestora.
Na Caixa também estão contidos duas unidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dois títulos de poesia, de autoria do professor Paulo Ramos, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom.
Eberth Lins/Secom Maceió

Nenhum comentário: