quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Gestão apresenta investimentos na Educação em 2016


“Investir na educação é fundamental para garantir a qualidade do ensino”. A afirmação é da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Resende Dorea. Entre os desafios da área em Maceió está assegurar o acesso pleno de crianças e jovens à Rede Municipal de Ensino, com a ampliação da oferta de vagas. A Secretaria Municipal de Educação tem buscado ao longo da Gestão Rui Palmeira cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), ratificadas no Plano Municipal de Educação de Maceió (PME).

Estudantes da Escola Municipal Francisco Melo.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante todo o ano de 2016, a Prefeitura de Maceió  tem feito investimento público direto na Educação do município com a entrega de novas escolas, grandes reformas, caixas literárias, fardamento e material escolar.
Fardamento
Em se tratando de fardamentos escolares, a rede municipal, que atende mais de 55 mil estudantes distribuiu gratuitamente kits de uniformes, com blusa, calça, bermuda e tênis, numa somatória de investimentos da ordem de R$ 4.489.455,25, feito com recursos próprios. Todo material vem atender a todos os alunos matriculados nas 138 escolas municipais de Maceió, desde a educação infantil até Jovens e Adultos.
Alunos da Escola Pedro Barbosa Junior.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“São quatro áreas as quais Maceió tem investido fortemente: infraestrutura, pedagógica, pessoas e gestão. A entrega de material de qualidade e que possibilite o desenvolvimento pleno da criança faz parte da área pedagógica, aliada à entrega do fardamento e da criação de diretrizes. O prefeito colocou a Educação como prioridade e a equipe da Semed está aguerrida para fazer seu papel”, disse Ana Dayse.
Segundo a secretária, os avanços marcam essa gestão e fazem em Maceió. “Nunca antes o Município havia dado um kit escolar com todos estes itens. Além da farda, o estudante receberá ainda outro kit com itens importantes para o seu desenvolvimento intelectual, pedagógico e social”, afirmou Ana Dayse. O kit do estudante é formado por mochila, caderno, caneta, lápis e borracha.
Kits
Quanto aos kits escolares, material pedagógico destinado às bibliotecas escolares, foram 54 kits compostos de estante, mesas, cadeiras e livros e em 2016 mais 43 kits portáteis com 300 exemplares cada. Recentemente o Prefeito de Maceió, entregou a 46 escolas da Rede Municipal de Ensino caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil para incentivar a leitura no espaço escolar.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Nessa fase foram atendidas pela iniciativa as unidades de ensino que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de bibliotecas da Semed.
João de Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: