quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Estudantes participam de projeto sobre arquitetura e urbanismo


Exposição de maquetes feitas pelos alunos da Escola Municipal Padre Pinho.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed.
Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Padre Pinho visitaram o Memorial à República, no Jaraguá, na manhã desta quinta-feira (15). A visita faz parte da culminância do Projeto de arquitetura e urbanismo, desenvolvido pelo Projeto Educação pela Paz , em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as turmas de 6º e 9º anos da escola.

A técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed e coordenadora do Projeto Educação pela Paz, Cecília Tenório, explica como se deu a elaboração do projeto. “Tudo começou com a iniciativa da arquiteta Manuela Coelho, que nos apresentou a proposta de realização do projeto sobre arquitetura e urbanismo em escolas da Rede. Então procuramos as professoras de Artes da Escola Padre Pinho e conferimos que no currículo da disciplina havia um eixo que trabalhava o tema, a partir daí, durante todo o mês de novembro, a arquiteta comparecia duas vezes por semana na escola e dava aulas teóricas sobre o tema e no fim das aulas os alunos construíram as maquetes que aqui estão expostas”, disse.
Além da exposição das maquetes, o encontro foi marcado pela participação do arquiteto alagoano Alex Barbosa que projetou e executou a obra do Memorial à República. Alex expôs um filme para a garotada presente sobre o processo de construção do Memorial, além disso falou um pouco sobre sua infância e de como descobriu o gosto por arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Arquiteto Alex Barbosa conversa com alunos sobre construção do Memorial à República.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed.

Maristela Pozitano, parceira do projeto através da ONG Maceió Voluntário, destacou a relevância do projeto. “É muito importante que a gente leve para os alunos o conhecimento de profissões e arquitetura é uma delas. É uma das profissões mais antigas do mundo e nada do que conhecemos hoje seria possível sem ela. As cidades, os bairros, as casas, tudo precisa de arquitetura. E queremos mostrar aos alunos que não é uma profissão de elite e que está ao alcance de qualquer pessoa. Além disso, no urbanismo se precisa aprender a viver coletivamente e a repensar os conceitos e nas consequências das ações”, explicou.
A aluna do 9º ano Janicleide Santos disse que ficou muito feliz com a realização do projeto na escola. “Ser arquiteta é meu sonho, então quando soube do projeto adorei. E ao montar as maquetes eu me via fazendo isso no futuro, fiquei me imaginando construindo os prédios aqui em Maceió. A Manuela é uma ótima pessoa, nos ensinou bastante coisas interessantes. Gostei muito dessa experiência”, afirmou.
Natalício Vieira, também aluno do 9º ano, também enalteceu a realização do evento. “Eu não pretendo ser arquiteto, mas gostei muito de ter participado do projeto e de ter vindo aqui no Memorial. É a primeira vez que venho aqui e achei maravilhoso, ainda mais por estar ao lado do homem que projetou isso aqui”, afirmou.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: