quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Semed entrega Caixa Literária a escolas na próxima sexta



Quarenta e seis escolas da rede municipal de ensino da capital serão contempladas com a entrega da Caixa Literária, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil, a fim de incentivar a leitura no espaço escolar.  A entrega será feita na manhã desta sexta-feira (16), a partir das 9h, no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro da Cambona.

Serão atendidas pela iniciativa as unidades que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura junto à Coordenação de Bibliotecas da Semed.
O material representa um investimento de aproximadamente R$ 400 mil, adquirido com recursos próprios da Secretaria. “A caixa literária é móvel, equipada com rodízios, o que permite o uso em toda a escola. Quando aberta, se transforma em uma estante”, explica a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Semed, Cristina Rezende.
Ainda segundo a coordenadora, a reposição dos livros eventualmente danificados será feita pelo departamento de Sistema de Bibliotecas da secretaria. “Ficamos com toda a responsabilidade desse projeto, desde a escolha dos títulos até a reposição dos exemplares que porventura sejam danificados ou extraviados”, esclarece Cristina Rezende.
No próximo ano, ainda no primeiro semestre, será ampliado o número de escolas atendidas pelo projeto. A previsão é de que sejam atendidas mais 48 escolas do município que também oferecem educação em tempo integral.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, confirmou presença na solenidade. Ela destaca a importância da iniciativa. “Todas as escolas da rede entrarão nesse projeto, mas no momento apenas algumas puderam ser contempladas. Esse primeiro passo representa um incentivo, um despertar da leitura junto às nossas crianças, o que é bastante salutar. Nossa clientela necessita desse atendimento e assim o faremos, pois há uma forte determinação dessa gestão, do prefeito Rui Palmeira, em aumentar, cada vez mais, a qualidade do ensino público da capital”, destacou.
Além dos exemplares de literatura infantojuvenil, cada caixa também contará com duas unidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dois títulos de poesia, de autoria do professor Paulo Ramos, da escola municipal Zumbi dos Palmares. As 46 escolas contempladas nesse primeiro momento estão divididas por todas as regiões administrativas do município.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: