terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bibliotecas renovadas incentivam profissionais e alunos



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) sabe da importância dos livros na vida e na educação da criançada e tem dado atenção a isso. Desde 2015, a rede pública passou a contar com novo mobiliário e acervo para bibliotecas. Com investimento de R$ 607.725,50 em recursos próprios, foram contempladas 52 escolas, além da Biblioteca Carlos Moliterno, na sede da Semed, e a unidade móvel Estação Saber Nádia Amorim, totalizando 54 beneficiados.
A estrutura nas unidades é formada por mesas, cadeiras, estantes e expositores, em um total de 938 móveis que darão suporte ao acervo que já existe nas unidades escolares. Ao todo, 8.000 alunos estão sendo beneficiados com a entrega das bibliotecas, que receberam cerca de 30 mil livros, dos quais 13 mil são para a educação de jovens e adultos.
Entre as escolas que receberam grandes reformas está a Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento. A biblioteca da unidade foi ampliada e totalmente reformada. Lá trabalha Geraldina Oliveira, professora readaptada, que desde 2012 coordena o setor. Ela desenvolveu um projeto para tornar a antiga sala de leitura em uma verdadeira biblioteca escolar e fazer uma reflexão sobre a contribuição deste espaço para o ensino.
Geraldina aprendeu técnicas de documentação, armazenamento e conservação de acervo e conseguiu revitalizar o ambiente. “Nosso intuito não é ter apenas uma biblioteca bonita e organizada, a biblioteca precisa ser um local agradável, que propicie ao aluno o contato com os livros, oferecendo-lhe momentos prazerosos de estímulo à leitura para que ele próprio possa construir sua formação leitora, sendo crítico, criativo e autônomo”, afirma.
Prefeitura de Maceió estrutura 54 bibliotecas.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A pequena Elaine Silva, 11 anos, diz estar encantada com a nova escola e sua biblioteca. “Agora está muito melhor, temos mais livros e os móveis são novinhos”, comenta. Sua colega de classe, Luciana Silva, 11 anos, concorda. “A biblioteca está maior, mais bonita e organizada. É a primeira vez que venho aqui. Comecei a ler o Diário de um Banana e quero vir mais vezes para continuar lendo”.
Toda orgulhosa, dona Geraldina mostra o livro de registro de frequência dos alunos na biblioteca. São muitas as páginas preenchidas. Nos intervalos e horas vagas, a sala fica até pequena para a quantidade de jovens e crianças que lá vão para dar continuidade a sua leitura ou conhecer e se encantar por uma nova história. Gibis, romances infantojuvenis, conto de fadas e história em quadrinhos são os preferidos da garotada.
Após a realização da última reforma, Geraldina fala que o espaço foi ampliado, o mobiliário trocado e acervo está mais diversificado, mais de 1.300 títulos estão disponíveis na biblioteca para o uso dos alunos e da comunidade escolar. “Nós queremos que os alunos venham aqui, leiam, aprendam e vejam a biblioteca com um complemento à sala de aula, além disso a biblioteca também é feita para a comunidade, pais e irmãos de alunos podem vir aqui e usufruir do nosso espaço”. Afirma a coordenadora.
Prefeito Rui Palmeira entrega Caixa Literária.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Caixas literárias
O mais novo investimento de incentivo à leitura foram as aquisições das caixas literárias. Para estimular ainda mais os alunos quanto à importância da leitura, o prefeito Rui Palmeira entregou a 46 escolas da rede municipal de ensino kits de biblioteca móvel, mais conhecidos como caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infantojuvenil. “Esse material vem a somar a tantos outros instrumentos que a Semed implementa para incentivar a leitura nas escolas”, afirma a coordenadora da Biblioteca, Cristina Rezende.
Inicialmente, foram atendidas as unidades de ensino que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na sequência, vieram as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed. Em 2017, mais 48 escolas que não receberam o kit nesse primeiro momento serão contempladas também.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: