terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Secretária reafirma determinação em garantir melhoria da educação pública da capital


Secretária Ana Dayse avalia programa desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Foto: Ascom Semed

A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, reafirmou sua determinação em continuar os investimentos para garantir a melhoria dos índices de qualidade da educação pública da capital. Seu posicionamento foi feito na manhã desta segunda-feira (12), no auditório da secretaria, durante reunião com diretores de escolas da rede pública de Maceió que farão parte do projeto Acelera, executado na capital, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Ayrton Senna.
O projeto executa ações diversas, voltadas à redução da chamada distorção idade/série. Executado na rede de ensino da capital desde 2015, a cada ano aumenta o número de escolas atendidas pelo programa, e o resultado tem sido a melhoria dos resultados do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb).
O projeto Acelera começou suas atividades em Maceió no ano de 2015, atendendo 17 escolas. Esse ano passou para 33 e a previsão para 2017 é de atender a 54 unidades de ensino da capital. “Não atendemos a todas as unidades da rede de ensino porque há necessidade de atender a uma série de procedimentos, a exemplo da contratação de pessoal, entre outras iniciativas”, explica a coordenadora do programa Se Liga, Acelera, Ana Paula Panar Leão.
A secretária Ana Dayse explicou que o projeto é realizado com recursos do próprio Instituto Ayrton Senna. A contrapartida do Município consiste na cessão do espaço físico, que compreende a escola e os profissionais envolvidos nas atividades constantes do projeto Acelera. O Instituto desenvolve soluções educacionais concretas, que conferem um olhar completo ao processo educativo, contemplando desde a produção de novos conhecimentos sobre “o que” e “como” ensinar e aprender, passando pelo desenho de modelos pedagógicos, de gestão, tecnologia e avaliação, até sua operacionalização nas redes de ensino. Suas ações estão presentes em 19 estados e em mais de 700 municípios brasileiros, conforme dados da própria instituição.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: