Fotos: Thiago Guimarães |
Investir em um espaço educador com acessibilidade não significa apenas desconstruir barreiras físicas ou assegurar o direito da criança de ir e vir à escola, mas compreender e reconhecer a importância do tema e, com isso, garantir a possibilidade de inclusão social e consequente melhoria da qualidade de vida. Quando essas necessidades são transpostas para o ambiente escolar – sejam pelas condições da estrutura física, transporte ou mesmo acompanhamento pedagógico direcionado –, a atenção torna-se redobrada e fundamental.
Pensar e desenvolver políticas públicas que viabilizem a construção de espaços educadores apropriados, que permitam ao aluno com deficiência o pleno gozo de seus direitos tem sido uma constante preocupação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).
A Escola Municipal Haroldo da Costa, situada na parte alta da capital, é apenas uma das escolas da rede que conta com características de acessibilidade estabelecidas pelo MEC. A unidade escolar tem matriculados dois alunos com dificuldade de locomoção, que, a partir da última grande reforma, realizada em 2016, podem circular com tranquilidade pela estrutura recém-entregue.
Entre as inúmeras melhorias, no novo espaço foram construídas rampas e banheiros exclusivos e adaptados só para eles, além de educadores auxiliares que acompanham os alunos durante toda a permanência na escola.
Porém, nem sempre foi assim, como conta a diretora da escola, Vera Lúcia. “Antes, não tínhamos nenhuma estrutura para acolher esses meninos. Era um desafio diário para nós educadores e mães, mas, sobretudo, para os próprios alunos. Muitos desistiam de estudar. Além do mais, quando chovia, alagava a escola toda. Era horrível”, relembra a diretora.
Vera considera, ainda, que a implementação de serviços e instalações adaptadas colaboram significativamente para o desenvolvimento educacional: “Nosso intuito é que eles se sintam parte integrante da escola e interajam com os outros alunos e o ambiente no qual estão inseridos. Hoje, temos todo um aparato físico e pedagógico que funciona. As mães adoraram”, comemora.
Fotos: Thiago Guimarães |
Luiz Fernando é um dos alunos que têm se beneficiado da nova Haroldo da Costa. De acordo com sua mãe, a dona de casa Cicera Maria de Lima, seu comportamento mudou significativamente, de maneira positiva, desde que os novos espaços foram disponibilizados. “Esperávamos por essa reforma há anos. Ele sempre gostou muito dessa escola e tínhamos a esperança que algo mudasse. Posso dizer que estamos aliviados e satisfeitos pois temos um lugar adequado e agradável para que ele se desenvolva, faça amigos e aprenda cada vez mais”, destacou dona Cicera.
Fotos: Thiago Guimarães |
De acordo com a Semed, todas as escolas da rede que passaram ou passarão por grandes reformas foram pensadas para acolher alunos especiais, além de pessoal capacitado que acompanha individualmente o aluno desde sua chegada na unidade até o término das aulas. Dessa forma, contribui-se para a evolução do seu aprendizado e dá maiores possibilidades para que famílias especiais superem as dificuldades do dia a dia com mais dignidade.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed
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