quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Reestruturação cria novo ambiente de aprendizagem


Biblioteca da Escola Municipal Edécio Lopes, no Pinheiro.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A infraestrutura escolar é um dos aspectos relevantes do desenvolvimento do aluno, porque permite, entre outras coisas, um ambiente acolhedor, acessível e adequado ao processo de aprendizagem. Por isso, a Educação de Maceió tem muito o que comemorar. As obras executadas nos últimos quatro anos mudaram a cara da Educação municipal.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu melhorias estruturais que envolvem reformas, reestruturação e manutenção em 90 unidades da rede. Também foram construídas novas unidades e outras estão em construção. As obras observam os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação.
Para a secretária de Educação, Ana Dayse, as mudanças são resultantes da seriedade com que o prefeito Rui Palmeira trata a Educação municipal. “Temos um caminho ainda muito grande a percorrer, mas avançamos. Reformamos, recuperamos, entregamos documentos de práticas pedagógicas, crescemos no Ideb, informatizamos a matrícula, dobramos o valor da merenda escolar, adquirimos ônibus escolares com acessibilidade e estamos finalizando o edital para a realização do concurso público. Enfim, a Educação recebeu cuidado especial nesses últimos anos”, informa a secretária.
Prefeito Rui Palmeira com estudantes da Escola Zumbi dos Palmares.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Os investimentos na infraestrutura escolar proporcionaram um salto de qualidade na educação básica no município. Em 2013, a Semed fez o levantamento das principais escolas que precisavam passar por reformas gerais. “As escolas estavam abandonadas e precisavam de intervenção na estrutura física e fizemos”, disse Ana Dayse, lembrando que o ambiente em que as crianças convivem é um dos fatores determinantes para o seu desenvolvimento.
Um dos avanços da rede municipal de Educação foi a implantação do tempo integral, que já funciona em algumas unidades. Nos próximos anos, a iniciativa deve ser implantada em todas as escolas reformadas. “Elas estão prontas para trabalhar em tempo integral, são grandes obras realizadas com recursos próprios. O nosso objetivo para os próximos anos da gestão é dar continuidade às melhorias estruturais”, diz Ana Dayse.
Durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, receberam grandes obras de infraestrutura as escolas municipais Jayme de Altavila, Senador Rui Palmeira, Haroldo da Costa, Pompeu Sarmento [escola e Cmei], Maria José Carrascosa, Nosso Lar I, Edécio Lopes, Zumbi dos Palmares e Corintho da Paz. A Escola Arnon de Mello está com 96% de suas obras concluídas, e a Silvestre Péricles, 85%. Já as escolas Lenilton Alves e Kátia Assunção aguardam ordem de serviço para entrar em obras.
Escolas reformadas e inauguradas em 2016
Todas as escolas municipais que passaram por ampla reforma ganharam novos espaços, como novas salas, biblioteca, salas de recursos, refeitório, cozinha, dispensa, banheiros adaptados, acessibilidade em todo o prédio, laboratórios de ciências e de informática, salas de música e balé, auditório e quadras esportivas. Algumas unidades agora têm elevador.
Atendendo a essas necessidades, a Semed reestruturou os CMEIs Nadir Brandão, Pompeu Sarmento e Sônia Maria Cavalcante e reinaugurou as escolas Pompeu Sarmento, José Haroldo da Costa, Maria José Carrascosa, Nosso Lar I, Zumbi dos Palmares, Radialista Edécio Lopes e Corintho da Paz.
Estudantes do CMEI Suzana Palmeira.
Foto :Marco Antônio/ Secom Maceió
Dez novos Cmeis
Seis novos Centros Municipais de Educação Infantil foram inaugurados no ano de 2015. Em julho, foram inaugurados os Cmeis Maria Salete, Leda Collor e Rodrigues Alves. Em dezembro daquele ano, foram entregues os centros Ana Carolina Galina Fortes, José Madltton Vitor da Silva e Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg. Todas as novas unidades ficam na parte alta da cidade, oferecendo mais 1.200 vagas para a educação infantil.
Os Cmeis foram custeados com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Maceió, um investimento de R$ 7 milhões nas seis unidades.
As novas creches oferecem estrutura ampla e arejada, com salas, banheiros infantis, estrutura para berçário e educação infantil, biblioteca, cozinha, pátio coberto, espaço para playground e atividades físicas e de lazer, tudo dotado de acessibilidade. Entre 2013 e 2016, Maceió ganhou dez novos Cmeis e outros seis projetos aguardam a assinatura da ordem de serviço para começarem a ser executados.
Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Manutenção
Para assegurar a execução de reparos nas unidades da rede municipal, a Semed instituiu o projeto de manutenção predial corretiva e preventiva, voltado a todas as escolas da rede. Com o investimento de R$ 7,8 milhões em recursos próprios do Município, a iniciativa viabilizou a execução de serviços de ampliação, retelhamento, melhoria de piso, rede elétrica e hidráulica.
“Um novo espaço pedagógico, um ambiente prazeroso para ensinar e aprender”. Assim foi definida pela vice-diretora Flávia Cunha a nova estrutura física da Escola Municipal Pompeu Sarmento, após a grande reforma por que passou. “A nossa escola não fica a desejar a nenhuma escola particular da rede. A gestão pensou em um projeto escolar de primeiro mundo. A escola está linda, completa, totalmente nova. Dá gosto de trabalhar em um ambiente assim. Os alunos estão encantados e bastante satisfeitos com a nova estrutura”, afirmou.
A Escola Municipal Haroldo da Costa foi totalmente reformada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para a diretora da escola José Haroldo da Costa, Vera Guedes, a mudança na escola foi bem recebida pela comunidade. “A melhoria na estrutura tem contribuído com a aprendizagem. Hoje os alunos não faltam mais às aulas, muito pelo contrário, eles estão conservando a escola. A nossa escola está sendo muito procurada por novos alunos, porque hoje oferecemos acessibilidade, temos ônibus adaptado e toda a escola está preparada para esse atendimento, ou seja, sua parte estrutural é perfeita”, afirma a diretora.
Maycon Manuel é pai de alunos da Escola José Haroldo da Costa e comenta que nunca presenciou uma mudança tão grande no espaço escolar. “Eu acompanho essa escola há seis anos. Era tudo abandonado, cheio de mofo, buracos na telha. Hoje a escola está um espetáculo. Eu já vi várias reformas aqui na Haroldo, mas nas reformas anteriores só pintavam. Nessa, a escola foi reconstruída de verdade. As salas estão perfeitas, a biblioteca está linda. Meus filhos estão apaixonados, é algo de primeiro mundo, difícil de não se apaixonar. Meus parabéns ao prefeito, que fez uma reforma linda. Ele não só pintou a escola, ele fez uma reforma de verdade”, disse.
Janaina Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: