sábado, 24 de dezembro de 2016

Prefeitura prioriza investimentos na Educação de Maceió


“Investir na Educação é fundamental para garantir a qualidade do ensino”. A declaração é da secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Resende Dorea. Entre os desafios em assegurar acesso pleno de crianças e jovens à Rede Municipal de Ensino, inclusive com ampliação da oferta de vagas, a Secretaria Municipal de Educação tem buscado ao longo da Gestão Rui Palmeira cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), ratificadas no Plano Municipal de Educação de Maceió (PME).
Durante todo o ano de 2016, ao longo da gestão, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação, tem feito investimento público direto no setor com entrega de novas escolas, grandes reformas, caixas literárias, fardamento e material escolar.
Solenidade de entrega da Caixa Literária para escolas.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Em relação aos fardamentos escolares, a Rede Municipal, que atende mais de 55 mil estudantes, distribuiu gratuitamente kits de uniformes, com blusa, calça, bermuda e tênis, somando investimentos investimentos de cerca de R$4,4 milhões em recursos próprios. Todo material beneficia todos os alunos matriculados nas 138 escolas municipais de Maceió, desde a educação infantil até Jovens e Adultos.
A secretária Ana Dayse salienta que toda melhoria aplicada nas unidades de ensino passa por uma política de qualidade do ensino aplicada em Maceió, por meio do Programa Viva Escola. “São quatro áreas em que Maceió tem investido fortemente: infraestrutura, pedagógica, pessoas e gestão. A entrega de material de qualidade e que possibilite o desenvolvimento pleno da criança faz parte da área pedagógica, aliada à entrega do fardamento e da criação de diretrizes, por exemplo. O prefeito colocou a Educação como prioridade e a equipe da Semed está aguerrida para fazer seu papel”, afirmou.
Entrega de Kits Escolares na Escola Municipal Francisco Melo.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“Nunca antes o Município havia dado um kit escolar com todos estes itens. Além da farda, o estudante receberá ainda outro kit com itens importantes para o seu desenvolvimento intelectual, pedagógico e social”, afirmou Ana Dayse. O kit do estudante é formado por mochila, caderno, caneta, lápis, borracha e outros.
Em 2016 foram entregues 54 kits escolares, material pedagógico destinado às bibliotecas escolares com estante, mesas, cadeiras e livros. As unidades receberam ainda 43 kits portáteis com 300 exemplares cada.
Recentemente o prefeito Rui Palmeira entregou a 46 escolas as caixas literárias, uma coleção com 300 livros de literatura infanto-juvenil. As unidades de ensino que elevaram o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), as que iniciaram a oferta de educação integral e as que trabalham o incentivo à leitura com a Coordenação de Bibliotecas da Semed foram beneficiadas com este material. Em 2017 mais 48 escolas deverão ser contempladas também.
João de Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: