A educação pública de Maceió recebeu um direcionamento que permite o planejamento de ações e a execução de políticas unificadas para todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). É o que afirma a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da pasta, Ritta Vasconcelos. Ela explica que esse patamar de amadurecimento e de planejamento da rede pública de ensino da capital só se tornou possível devido aos diversos projetos de cooperação técnica e convênios firmados com a Semed.
De acordo com Ritta, em relação ao ensino fundamental, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) assessorou as ações com vistas a padronizar a rede de ensino. Trata-se de um projeto de cooperação técnica com o Ministério da Educação (MEC) e participação do programa. Para isso, dois produtos foram essenciais para esse trabalho: as diretrizes curriculares e as matrizes disciplinares da rede. “Nós não tínhamos diretrizes para nortear e orientar as escolas que oferecem o ensino fundamental. Esse termo de cooperação nos ajudou, assim como está contribuindo para implementar uma política de formação continuada para a rede”, explica Ritta Vasconcelos.
Diante dessas ações, as escolas têm um direcionamento único, de forma a praticar a interdisciplinaridade, definindo como trabalhar as disciplinas dentro do currículo. “Antes de 2013, cada escola definia sua maneira de trabalhar. Com isso, o monitoramento era muito difícil. Agora, um aluno matriculado num extremo da cidade, como Benedito Bentes, por exemplo, receberá o mesmo conteúdo no outro extremo, como aquele numa escola no Vergel, por exemplo”, complementa a diretora. Todo esse trabalho impactou diretamente no resultado do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) das escolas do município.
Em 2015, a média geral de Maceió foi 4,4 pontos, enquanto a meta do Ideb era de 4,5 pontos. Desde 2013, o gráfico do Ideb tem subido de forma linear. Entre 2009 e 2011 o Índice estava estagnado em 3,8 pontos e subiu para 4,1 em 2013 e para 4,4 em 2015. Essa evolução, de acordo com a leitura de Ritta Vasconcelos, indica que há uma real melhoria na proficiência dos alunos da rede.
Em 2015, a média geral de Maceió foi 4,4 pontos, enquanto a meta do Ideb era de 4,5 pontos. Desde 2013, o gráfico do Ideb tem subido de forma linear. Entre 2009 e 2011 o Índice estava estagnado em 3,8 pontos e subiu para 4,1 em 2013 e para 4,4 em 2015. Essa evolução, de acordo com a leitura de Ritta Vasconcelos, indica que há uma real melhoria na proficiência dos alunos da rede.
“Claro que quando se fala em educação, as melhorias acontecem a médio e longo prazo, e por isso desenvolvemos várias ações ao longo da gestão, o que resultou nesses resultados na qualidade educacional”, observa a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed. Ritta Vasconcelos garante que a meta, agora, é superar o índice estabelecido pelo ministério da Educação (MEC), ou seja, atingir, pelo menos, 4,5 no Ideb.
Distorção
O trabalho executado ao longo da atual gestão da Secretaria Municipal de Educação também teve como meta reduzir a distorção idade/série. Para isso, outra parceria foi formalizada através do Instituto Ayrton Senna, que trouxe para implantação na capital dos programas Se Liga e Acelera. O objetivo é sair do índice atual de 36% de alunos que estão nessa condição, isto é, fora da idade escolar correta, para 5%.
Através da parceria firmada com a instituição, 2.231 estudantes estão sendo trabalhados para sair da condição de distorção. “Esse número é daqueles estudantes que têm uma idade na qual deveriam estar mais adiantados e, no entanto, cursam séries inferiores, por motivos diversos”, explica Ritta Vasconcelos.
Com vistas a garantir a alfabetização dentro do limite estabelecido pela legislação federal através do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) que é alfabetizar a criança entre o 1º até o 3º ano do ensino fundamental, a Semed também buscou parcerias. E através do projeto Mente Inovadora passou a desenvolver as habilidades sócio-educacionais, com jogos que possibilitam a integração e melhoram a auto-estima dos alunos.
Com vistas a garantir a alfabetização dentro do limite estabelecido pela legislação federal através do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) que é alfabetizar a criança entre o 1º até o 3º ano do ensino fundamental, a Semed também buscou parcerias. E através do projeto Mente Inovadora passou a desenvolver as habilidades sócio-educacionais, com jogos que possibilitam a integração e melhoram a auto-estima dos alunos.
Atualmente, 42 escolas são atendidas pelo programa e conseguiu reduzir em 3% o índice de analfabetismo. Levando em consideração o universo de alunos matriculados na rede de ensino da capital, esse índice representa um impacto significativo. Todas as ações, executadas de forma conjunta, também possibilitaram a redução de outro índice negativo que existia na rede de ensino da capital: a evasão escolar. Para o ano de 2017, o trabalho permanecerá entrelaçado, com a meta de oferecer uma educação pública de qualidade na rede oficial de ensino.
Ascom Semed- Delane Barros
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