sexta-feira, 5 de maio de 2017

Alunos da rede municipal viajam para Olimpíada de Raciocínio Lógico




Foi com muito entusiasmo que os oito alunos das escolas municipais Lindolfo Collor e Silvestre Péricles embarcaram com destino a São Paulo, na manhã desta sexta-feira (5), onde disputarão a final nacional da IX Olimpíada de Raciocínio Lógico Mind Lab, que acontece neste sábado (6). Acompanhados por seus professores, além das coordenadoras do projeto em Maceió, os jovens não continham a emoção de representar Alagoas em um concurso dessa magnitude. Estima-se que o evento reuniu, desde as fases iniciais, cerca de 110 mil participantes de todo o país.
Após meses de treinamento e várias etapas seletivas, chegou o grande momento de pegar o voo e conhecer a capital paulista. Ainda no saguão do Aeroporto Zumbi dos Palmares, os olhares inquietos refletiam a ansiedade sobre o que será uma experiência única em suas vidas, sobretudo pelas pessoas que conhecerão e o aprendizado que trarão na bagagem e levarão consigo para sempre. Amanhã estarão presentes cerca de cem competidores de todo o país, divididos em mais de 20 equipes. No entanto, a grandiosidade da competição parece não assustar os jovens alagoanos, que seguem confiantes em obter ainda melhores resultados.
“Faz alguns meses que estamos nos preparando para esse evento. Treinamos muito e tenho certeza que se nos concentrarmos vamos conseguir levar o prêmio. Que Deus nos ajude”, disse o pequeno Erlisson Bezerra, aluno do 5º anjo da Escola Municipal Lindolfo Collor, que faz sua primeira viagem de avião.
O bom desempenho dos jovens é consequência do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Mind Lab, que desde 2013 contribui para mudar a educação pública na capital. As ações têm como proposta estimular habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais dos alunos, de modo que repercuta na qualidade do ensino desses jovens. Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a iniciativa é fundamental para o alinhamento das novas necessidades educacionais e para o aumento da autoestima desses estudantes.
“Maceió possui uma política de educação que visa a formação integral do estudante. Projetos como o Mente Inovadora nos auxiliam nesse processo de desenvolvimento integrado. Estamos muito felizes com esse resultado”, afirmou a gestora.
Sobre o programa Mente Inovadora
O Programa Mente Inovadora avalia de maneira integrada as proficiências cognitivas, além dos níveis de habilidades socioemocionais e suas potencialidades para resolução colaborativa de problemas. As avaliações são aplicadas por meio de uma plataforma online, que levanta dados sobre o desempenho não apenas em Matemática e Português, como também em fatores como ansiedade, criatividade, resiliência, capacidade de administrar recursos, estratégias de estudo, planejamento e capacidade para resolução de problemas em grupo. Após as fases classificatórias digitais, os alunos selecionados participam da etapa final presencial.
Todas essas competências primordiais estão alinhadas com a Matriz Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e são requeridas durante a avaliação da Prova Brasil, principal exame nacional do Ensino Fundamental, que acontecerá no mês de novembro, e que serve de parâmetro para composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Além de preparar os estudantes para um exame nacional tão importante, a avaliação possibilita que alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e equipe gestora possam verificar oportunidades de melhoras e potencialidades no processo de aprendizagem. Atualmente o programa é desenvolvido em 41 escolas da rede municipal de ensino de Maceió.
Thiago Guimarães / Ascom Semed

Nenhum comentário: