quinta-feira, 18 de maio de 2017

Estagiários e auxiliares recebem formação em educação especial


Estagiários e auxiliares de sala participam de formação.
Foto: Ascom Semed

Cerca de 250 estagiários do curso de psicologia, pedagogia e auxiliares de sala concursados que irão atuar como apoio escolar nas unidades de ensino da rede municipal participaram nesta quarta-feira (17), no auditório Paulo Freire, de uma formação voltada para as suas atribuições em sala de aula.
A formação teve como objetivo assegurar as condições necessárias para o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos no cotidiano das aulas por meio do trabalho desenvolvido do apoio escolar.
Para a técnica da coordenadoria de Educação Especial, Daniella Patrícia, os profissionais de Apoio Escolar são personagens fundamentais para a inclusão. Ela explica que através deles os estudantes passam a ter mais possibilidades de participação nas atividades escolares e ajudam no processo de desenvolvimento da autonomia e independência dos estudantes.
“A temática da formação foi sobre as atribuições deste profissional, profissionais de apoio escolar ou auxiliar de sala para estudante com deficiência, autismo, paralisia cerebral, síndromes diversas, aqueles que não têm condições de mobilidade, alimentação e locomoção independente”, afirma.
Atualmente a rede municipal de Educação atende aproximadamente três mil alunos com alguma deficiência. O atendimento especializado conta com 76 salas de recursos e mais de cem professores especialistas no atendimento educacional especializado.
A formação terá uma carga de 40 horas, sendo divididas em encontros presenciais e atividades à distância.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: