terça-feira, 9 de maio de 2017

Semed e Pnud promovem II Encontro de Formação Continuada



 

No decorrer dessa semana a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em ação conjunta com o Pnud (Programa das Ações Unidas pelo Desenvolvimento), realiza o II Encontro de Formação Continuada para professores e equipes gestoras. O primeiro momento foi realizado na noite de ontem (8) na Escola Santa Amélia, no Farol, com a presença de diretores, vice-diretores e coordenadores de 35 escolas da rede. Na ocasião, eles participaram da palestra “liderança, gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer”, ministrada pelo professor e consultor da Semed Júlio Furtado.

Já nestas terça e quarta-feiras, será a vez dos professores dos 5º e 9° anos, respectivamente, trabalharem questões referentes aos descritores da Prova Brasil, que serve como parâmetro para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. A avaliação nacional será realizada em novembro.

Para a secretária adjunta de Gestão Educacional, a parceria entre Semed e Pnud é fundamental para o avanço do processo educacional no Município. A secretária destaca também a importância das formações continuadas para professores e gestores escolares. “É uma satisfação continuar investindo cada vez mais na formação dos nossos profissionais da rede. Nossa parceria com Pnud tem nos trazido ótimos resultados nesse trabalho consistente que estamos desenvolvendo ao longo dos últimos anos”, complementa.

Todo o conteúdo programado já foi apresentado durante o Seminário de Volta às Aulas 2017, que aconteceu em abril. Em virtude da aproximação da avaliação nacional, a Semed aposta em outros encontros para reforçar a temática, além de dar oportunidade para que outros educadores também compareçam. A programação inclui, ainda, o projeto “Lendo todo dia” e “Contando todo dia”, que será desenvolvido com professores de língua portuguesa e matemática a partir da próxima semana e segue até setembro. Ao final das atividades, será aplicado um simulado no intuito de familiarizar os alunos para a prova de novembro.

Thiago Guimarães (Estagiário) / Ascom Semed


Nenhum comentário: