quarta-feira, 17 de maio de 2017

Projeto Educação em Valores inicia ciclo de formações



Começou na manhã desta quarta-feira (17) e se segue até a próxima sexta o Ciclo Formativo do Projeto Educação em Valores, idealizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho – AMATRA, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho 19º (TRT) e reuniu professores e equipes gestoras das três unidades educacionais contempladas no projeto piloto.
Inicialmente o Educação em Valores será executado com alunos dos quintos anos das escolas municipais Nosso Lar, Brandão Lima e Eulina Alencar. A proposta é contribuir para a qualificação dos profissionais da educação através da formação de caráter, possibilitando aos professores e estudantes condições para identificar, incorporar e vivenciar, por meio de ações concretas, os valores que lhes permitirão encontrar-se consigo mesmo e com os outros.
Para o Desembargador Presidente do TRT, Pedro Inácio da Silva, o formalismo da Justiça acaba distanciando o poder judiciário da população. Segundo o desembargador, projetos como esse são fundamentais para aproximar o judiciário das pessoas e fortalecer a cidadania visando a uma transformação social.
“Essas ações buscam um diálogo da justiça com a sociedade. O tribunal está a disposição de todos e se compromete a participar no que for possível para que esse projeto dê bons resultados. Eu espero que ele seja construído com muita alegria e dedicação, tanto das crianças quanto daqueles que vão trabalhar para sua concretização”, ressalta o presidente.
A Secretária Adjunta de Gestão Educacional, Sílvia Cardeal, reforçou as palavras do desembargador e enfatizou a importância das parcerias que a Semed vem estabelecendo no intuito de melhorar ainda mais a educação do município.
“Precisamos que nossas crianças vivenciem um salto de qualidade. Quando observamos as nossas escolas escolhidas no projeto-piloto percebemos que são ambientes que a magistratura precisa estar conosco nesse processo de inclusão tão importante que estamos traçando”, complementa a secretária.

Projeto Educação em Valores
Com o auxílio de uma cartilha de valores, questões importantes como respeito, ética, honestidade e solidariedade serão repassados para as crianças através de ações dentro e fora da sala de aula. No decorrer do ano técnicos da Semed farão um acompanhamento mensal das práticas realizadas nas unidades escolares. Em paralelo às formações que aconteciam no TRT na manhã de hoje, cerca de 200 crianças das escolas selecionadas estiveram envolvidas com atividades lúdicas de arte, cultura, educação ambiental e alimentar, além de educação física e dinâmicas de grupo.
Thiago Guimarães/Ascom Semed

Nenhum comentário: