quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projeto oferece lazer e conhecimento a alunos da rede municipal


Alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento
participaram do projeto Turismo do Saber. Fotos: Ascom Semed

Nesta quarta-feira (10) foi realizada mais uma etapa do Projeto Turismo do Saber, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) no intuito de despertar o interesse de crianças e adolescentes para o potencial turístico de Maceió, assim como mostrar todas as oportunidades profissionais que o segmento tem a oferecer. Dessa vez foi a oportunidade de 39 alunos do 6º ano da Escola Municipal Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, desfrutarem de uma manhã de lazer e conhecimento.
Constam do projeto visitas técnicas aos atrativos turísticos da cidade, onde as crianças poderão conhecer e vivenciar a experiência mostrada no cotidiano da sala de aula. Durante todo o passeio, os alunos foram acompanhados por guias turísticos da Luck Receptivo, que deram uma verdadeira aula a céu aberto. A primeira parada foi nas esculturas do escritores Aurélio Buarque de Holanda e Graciliano Ramos, na Ponta Verde. Antes de seguir para o Parque Municipal, onde o passeio termina, o ônibus escolar fez uma breve passagem pelo bairro das rendeiras, o Pontal da Barra.
A coordenadora da escola Pompeu Sarmento, Maria da Apresentação, classifica o momento como mágico e fundamental. Ela explica que a oportunidade de tirar os alunos da sala de aula proporciona outras formas de aprendizado, pois contextualiza o conteúdo ministrado na escola. “Se o aluno não gosta da escola fica mais difícil aprender. Além do mais, o convívio com os colegas nessas situações descontraídas fortalece os laços de amizade e fica na memória desses pequenos”, avalia coordenadora.
Alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento
participaram do projeto Turismo do Saber. Fotos: Ascom Semed
Criado em 2016, o projeto busca promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió e para adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). No ano passado foram realizadas duas ações piloto do Turismo do Saber, que envolveram oito escolas municipais e duas unidades da assistência social. A perspectiva deste ano é contemplar um total de 15 unidades de ensino
Para o pequeno Gustavo da Silva, 12 , o passeio foi muito significativo, pois ele pôde conhecer lugares que até então não havia visitado. “Foi uma experiência incrível”, assume Gustavo.
Thiago Guimarães (Estagiário) / Ascom Semed

Nenhum comentário: