terça-feira, 13 de setembro de 2011

Educadores participam de palestra sobre motivação educacional


Foto: Adriana Cirqueira


Aparecida de Fátima Garcia, educadora na área de ciências humanas



O projeto Justiça e Cidadania na Escola, desenvolvido através de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), realizou uma palestra ministrada pela educadora na área de ciências humanas em Mato Grosso, Aparecida de Fátima Garcia, que teve como tema: “Os desafios da educação – o que motiva você a ser educador?”. A palestra teve como público-alvo, educadores, coordenadores e professores da Semed.


Usando uma linguagem acessível e buscando sempre adaptá-la à realidade local, a palestrante buscou mostrar que os diversos desafios que se apresentam no dia a dia, vem sendo a principal motivação dos educadores em sala de aula. “Temos que ser exemplo. Fazer a nossa parte e está comprometida com a escola que estamos trabalhando”, afirma Aparecida.


Ela disse ainda, que os adjetivos novos podem ter o sentido e o significado de atuais, sem que, necessariamente, os velhos desafios tenham sidos superados. “É neste momento que entra o papel do educador, que é a transformação da dor em amor”, esclarece a palestrante informando ainda, que o professor deve mostrar interesse por cada aluno: pelos seus êxitos, pelas suas dificuldades e pelos seus planos.


De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, juíza Fátima Pirauá, o objetivo do projeto é conscientizar a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, promovendo esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética e à justiça. “O aprendizado da cidadania permite que as relações sejam travadas com mais respeito, solidariedade, ética, cordialidade e dignidade”, disse.


A coordenadora do programa junto à Semed, Regina Bispo, explicou que foram convidadas as escolas que trabalham com programas sociais como o Mais Educação e Escola Aberta. “O aprendizado da cidadania permite que as relações sejam travadas com mais respeito, solidariedade, ética, cordialidade e dignidade”, afirma Regina.


Nenhum comentário: