terça-feira, 27 de setembro de 2011

Parlamento Jovem realiza capacitação


Foto: Roberto Lopes


Os alunos da rede municipal de ensino da capital foram representados pela Diretoria Geral de Ensino (Digen) da secretaria municipal de Educação (Semed) na manhã desta terça-feira (27) no curso de capacitação oferecido pelo Parlamento Jovem. Esta etapa do programa foi realizada no auditório da escola estadual Moreira e Silva, localizada no Cepa. O público-alvo do programa são os estudantes matriculados no 7º ano e que não estejam trabalhando.

Representante da Digen, a professora Maria José Valério explica que esse público foi definido por serem estudantes com maturidade suficiente para a fiscalização do orçamento público, tanto estadual quanto municipal. “E a Semed articula a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino da capital, com vistas a viabilizar a participação do maior número possível de estudantes”, esclarece ela.

O coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco), que norteia o Parlamento Jovem, Pedro Guido, explica que 20 escolas participam do programa. “E o Parlamento Jovem representa o carro-chefe das atividades do Focco”, explica Pedro Guido. Ele acrescenta que o Parlamento Jovem é uma espécie de Câmara Municipal popular, que permite aos participantes o acompanhamento de todos os passos de elaboração do orçamento público.

Ainda de acordo com Pedro Guido, os estudantes têm a possibilidade de acompanhar como é feita a arrecadação de recursos e como é gasto o dinheiro arrecadado pelo poder público. “Por este motivo, temos a participação da Marielza Nascimento, assessora da secretaria municipal de Planejamento”, acrescenta o coordenador do Focco.

O Parlamento Jovem foi idealizado com o objetivo de despertar para a importância da construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, o projeto promove cursos e intercâmbio de informações para o fortalecimento da cidadania e do controle social.

Nenhum comentário: