sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semed e EFAZ oferecem treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica.


Fotos: Adriana Cirqueira


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Escola Fazendária (EFAZ), ofereceu um curso sobre Nota Fiscal Eletrônica à 40 analistas e técnicos dos setores de prestação de contas, financeiro, contabilidade e planejamento, nesta sexta-feira (23), no Centro de Formação Paulo Freire, na sede da secretaria.


O instrutor da EFAZ, Edgar Francisco do Nascimento Filho, discorreu sobre todos os aspectos da nota fiscal eletrônica (NF-e); desde sua criação e funcionamento até a facilidade e segurança que representa para o melhor controle das contas públicas. Segundo Edgar, a NF-e já é obrigatória desde abril e todos os órgãos executores e ordenadores de receita precisam se adequar. “Todas as compras públicas devem ser acobertadas pela NF-e, que por ser digital aumenta o controle dos gastos públicos e do fisco”, informou o instrutor da EFAZ.


Edgar Francisco do Nascimento Filho, instrutor da EFAZ.


Sérgio Santos, coordenador da Prestação de Contas informou que os servidores participantes do curso além de se atualizarem no novo procedimento, atuarão como facilitadores junto aos gestores da Semed. “É uma iniciativa válida esta parceria com a EFAZ e espero que possamos fazer outras com o Tribunal de Contas e também com o FNDE”, afirmou Sergio. O coordenador informou ainda que pretende organizar um novo curso sobre NF-e e retenções (encargos sociais, tributos e tarifas) que também contemplará os gestores escolares.


A NF-e é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

Nenhum comentário: