quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Escola Padre Pinho realiza Show de talentos com estudantes do 1ª ao 9º ano

Foto: Janaína Farias



Estudantes da escola Padre Pinho, na Cruz das Almas, viveram um dia de artista. A criatividade desses alunos foi o destaque do II festival de jovens talentosos realizado, na quarta-feira (31) na escola. Durante o dia inteiro alunos do 1º ao 9º ano apresentaram um pouco de seus trabalhos. Por meio da arte, da literatura, da música e da dança eles se expressaram produzindo conhecimento e cultura. Os estudantes foram avaliados pelos professores.


As apresentações fazem parte da culminância do projeto que abordou vários temas sociais. Claudete Fideles, diretora da escola, ressaltou que além deles trazer a tona questões que mexem com assuntos atuais como bulliyng, homossexualidade, preconceitos e drogas, os estudantes tiveram que estudar e pesquisar o tema, bem como mostrar por meio da arte e da literatura o que aprenderam com o projeto.


No entanto, o trabalho foi feito em duas etapas- a apresentação e a parte escrita, segundo a diretora. “os estudantes terão ainda que apresentar o trabalho escrito” diz. Para ela não basta apenas se apresentar é preciso o conteúdo no papel. Ela enfatiza que esse tipo de projeto que busca associar as produções literárias com o artístico causa mais motivação e entusiasmo nos estudantes. Ela conta que até um grupo de teatro permanente já foi proposto pelos alunos e outras iniciativas vem dando certo.


E, como o próprio nome do projeto sugeri, alguns talentos já foram descobertos como cita a diretora “Temos um aluno chamado Felipe Afonso, do 9º ano que descobriu que gosta de fazer parodias e composições”. Isso para ela é gratificante, por que desperta e descobre nos jovens estudantes alguma habilidade que possa se beneficiar no futuro com o seu talento.


O estudante citado pela professora falou que o show de talento é importante por que dá a oportunidade de criar e descobrir novos potenciais como ele descobriu. “o festival mistura o conhecimento com diversão, isso é legal por que aprendemos nos divertindo”, resume o menino.


A professora Elba Correia, professora do 2º ano que apresentou a lenda da Vitória Régia, disse que o texto e a leitura foram feitos em sala de aula. “Trabalhamos diversos lendas, mas essa foi a que eles mais gostaram, por ser mais interessante” diz ela. “A ilustração e a encenação também fizeram parte da atividade pedagógica” completa. Para ela, o festival promove conhecimento, por que além de conhecer a história do folclore e sua origem desenvolve a oralidade, a linguagem e cultura.


Um comentário:

Ramon disse...

Gostaria de parabenizar a escola Padre Pinho pelo trabalho que vem realizando junto a seus alunos,Sou do Recife e No começo do ano de 2012 tive a oportunidade de conhecer a escola, na qual fui muito bem atendido pela direção e seus funcionários, Matriculei a aluna Elielma Maria da Silva Lima no 9° ano tarde,oriunda de uma escola estadual que está em situação precária de estrutura e ensino. tenho acompanhado seus estudos e a responsabilidade com que a escola vem tratando a qualidade e as reposições de aula quando da falta de algum professor por motivos diversos, o teor das aulas e a dedicação dos seus professores. Fica aqui meus agradecimentos pelo carinho que todos que fazem esta escola tratam o futuro dos seus alunos, Obrigado.
Por outro lado gostaria de esclarecimentos, sei que com certeza se fez necessário,os motivos pelo qual a sua turma 9° ano tarde, foi suspensa por três dias a contar do dia 17.05.2012, sabendo que alguns poucos alunos, mas há os que se comportam e respeitam o trabalho dos professores, tinham sido liberados Pela professora de história por saber que não participavam dos atos não corretos praticados pela grande parte dos alunos da referida turma, tentei entrar em contato com a escola pelo tel:8233154671 mas não tive exito, gostaria de outro numero de preferencia tim que possa ter maiores esclarecimentos.
Ramon Moraes,
Fone: (81)98081315, email ramonmmoraes@hotmail.com