quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Semed participa do lançamento da 4ª Edição do Prêmio ODM

Foto: Roberto Lopes



O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão participou, nesta quinta-feira (22), no auditório do SENAI, da abertura do Seminário Estadual de Lançamento da 4ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM) /Maceió – AL, que tem como metas desenvolver políticas na direção dos oito objetivos do milênio, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2000.


Os oito objetivos apontados pela ONU são: erradicação da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.


Thomaz Beltrão falou da importância deste movimento acontecer em Maceió e destacou a participação da sociedade civil como fundamental para o alcance dos ODM. “Os objetivos de desenvolvimento do milênio são uma plataforma humanista e tratam de conceitos básicos de cidadania que de uma forma geral, visam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma.


O prêmio ODM foi lançado no Brasil em 2004 pelo governo brasileiro para incentivar e reconhecer ações, programas e projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil e por prefeituras que contribuam para o alcance das metas do milênio. O ODM tem, ainda, a finalidade de criar um bando de práticas bem sucedidas que seja uma referência de política a ser aplicado em outras localidades.


Poderão participar as organizações da sociedade civil como ONGs, igrejas, organizações sociais, movimentos sociais, entidades de trabalhadores, associações de bairro, universidades e empresas, entre outros, que desenvolvam projetos em prol dos ODM.


As 50 melhores iniciativas são visitadas e analisadas por especialistas em ODM. São escolhidos 20 projetos por um júri especial, integrado por pessoas de notório conhecimento em políticas na área social. Os contemplados recebem o Prêmio ODM Brasil em solenidade pública, onde são condecorados com um troféu do artista Daniel Fujuwara.

As inscrições devem ser feitas pelo portal www.odmbrasil.org.br até o dia 31 de outubro.

Participaram do evento, representantes da Secretaria da Presidência da República, do Governo do Estado, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do SENAI, do Instituto Lagoa Viva, entre outros.


Nenhum comentário: