sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semed realiza Encontro Municipal de Educação Física


Foto: João Filho



O encontro municipal de educação física reuniu os profissionais da rede municipal de educação de Maceió, no auditório Paulo Freire na Semed, nos dias 22 e 23 de setembro, com o intuito de compartilhar e divulgar os projetos e vivências que ocorrem dentro das escolas públicas municipais da cidade. Através das experiências buscar melhorias na qualidade da educação, igualdade de oportunidades e introdução da Educação Física como componente curricular obrigatório na educação básica.



Com a temática "Experiências pedagógicas - vencendo obstáculos ", a professora e mestre Janaína Demarchi Terra, da Universidade Federal de Alagoas, apresentou sua palestra na abertura do Encontro. "A palestra foi bastante interessante porque mostrou novas possibilidades de trabalhar a Educação Física na realidade da rede. É importante a valorização do Projeto Político Pedagógico (PPP) na escola, o profissional precisa estar na instituição para entender a realidade e assim tornar sua aula melhor", enfatizou a organizadora do encontro, Claudia Rejane do Departamento de Educação Física da Semed.



Diversos trabalhos foram apresentados, todos resultados do processo de formação continuada. A professora Camila Alves da escola Dom Antônio Brandão e Jayme de Altavila apresentou sua experiência com a prática pedagógica da educação física no ensino de EJA. "Minha intenção é tentar superar as práticas já existentes e contribuir para elevação do nível de escolaridade. É importante que o aluno não apenas pratique a técnica, mas conheça a cultura corporal, o histórico dos movimentos para só então executá-los com mais consciência. Na escola que leciono tento trazer para aulas a realidade deles, que geralmente está associada ao trabalho", disse Camila Alves.



O encontro é um marco histórico na educação do município de Maceió por estimular a utilização de novas práticas pedagógicas no ensino de Educação Física. "Esse encontro me proporcionou abrir novos horizontes, mostrando que apesar das dificuldades o ensino de educação física ainda acontece nas escolas públicas. A proposta de trazer relatos de experiências nos leva a uma percepção diferente de mundo em relação as nossas práticas e nossos alunos", frizou o professor da escola Luiz Pedro I, Josué Ferreira.



A organização pretende realizar um segundo encontro e dessa forma continuar estreitando os laços dos profissionais da rede dando igualdade de oportunidades na busca de uma educação pública de qualidade.


Nenhum comentário: