quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escola Pedro Barbosa Júnior realiza a 6º Mostra Cultural


Fotos: Adriana Cirqueira



A Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior promove a 6º Mostra Cultural. Durante três dias a escola realiza apresentações dos projetos culturais e científicos desenvolvidos pelos 410 alunos das 17 turmas, divididos em dois turnos. As crianças fizeram a exposição de seus estudos em três temas: Combate à Dengue, Preservação Ambiental e Corpo Humano.


Segundo a professora Silvia Cerqueira, do 4º ano, os temas foram escolhidos pelas professoras no planejamento de início de ano letivo e as turmas vem trabalhando o tema em sala de aula desde março. As turmas de 4º ano estudaram o ciclo da dengue. O aluno Adjan Maxes da Silva Nogueira, 9 anos, disse que gostou muito de participar porque além de aprender sobre a doença, ainda pode contribuir para evitar a proliferação dos mosquitos.


Os pequenos do 1º ano pesquisaram sobre o corpo humano. De acordo com a professora Isabela Sales, além da identificação das partes do corpo, identificação de ossos e órgãos, os alunos trabalharam a lateralidade, cuidados com o corpo, higiene pessoal entre outros.



O meio ambiente, sua degradação e a necessidade de preservação foram os temas abordados pelos 15 alunos da turma da distorção idade-série. Nessa turma, alunos de diferentes idades e níveis de aprendizado são acompanhados e podem aceleram seu desenvolvimento escolar, sendo reclassificados em turmas convencionais. Para a professora Márcia Batista, o projeto foi muito importante para a tomada de consciência da turma a respeito dos problemas do planeta e que com pequenas ações diárias todos podem fazer a sua parte.


De acordo com Silene Ferreira, diretora da escola, a preparação para a mostra cultural une toda a escola. “Foram desenvolvidas várias formas de estudo e apresentação e podemos perceber a desenvoltura das crianças e o entusiasmo dos professores, que querem mostrar do que seus alunos são capazes. Interrompemos as aulas para que todos possam participar e a valorização do trabalho aumenta a cada ano”, informou Silene.


Ainda segundo a diretora, sem a verba do PDE tudo seria mais difícil e certamente menos bonito. “Antes não tínhamos condições de uma apresentação como esta, com vários cartazes, maquetes e equipamentos de suporte tecnológico e pedagógico. Com o programa, as escolas podem adquirir os materiais necessários para a melhoria da educação e do ambiente na escola”, afirmou a diretora.


O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.



Nenhum comentário: