quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Paz na Escola


Fotos: Fabiana Santos



Mais educação, menos violência: Educar para paz. Na tarde desta quinta-feira (01), na escola Petrônio Viana, no Benedito Bentes, foi lançado o programa Paz nas Escolas. Uma parceira entre Estado e Município que tem como principal objetivo capacitar os professores a trabalhar a cultura da paz.

A atividade que iniciou com apresentação da banda de fanfarra e do coco de roda da escola, contou com a presença do secretário municipal de educação (Semed), Thomaz Beltrão; do secretário estadual de promoção da paz (Sepaz), Jardel Aderico; do fundador do programa "Educação para a Paz", Prof. João Roberto de Araujo; da diretora da escola Petrônio Viana, Roxana Araujo; professores, colaboradores da unidade de ensino e pais de alunos.


Coco de Roda da escola Petrônio Viana

Para Thomaz Beltrão, “o compromisso de contribuir para paz é de cada um de nós, somos agentes da paz. E precisamos regar os corações e mentes das crianças para que se transformem em futuros profissionais independente na sociedade”, afirma ele.

“Esse projeto na escola é o primeiro passo de varias ações que precisam acontecer para construção da paz. Temos que ajudar a comunidade do Carminha a viver mais pacificamente, é um sonho que queremos alcançar, mas necessitamos do envolvimento de todos”, afirma Jardel Aderico.

Questões como o diálogo da paz e dos caminhos que podemos trilhar para reduzir a violência, segundo o professor e idealizador do programa "Educação para a paz", João Roberto de Araujo, somente terão respostas e resultados concretos com educação, conhecimento e informação.


Fundador do Programa "Educar para Paz", Prof. João Roberto de Araujo



“A violência decorre da pobreza mental e não material. A paz é algo que se ensina, é um processo de educação que modifica a mente das crianças e dos pais. É ensinar as crianças a olharem para dentro delas, compreendendo o que elas sentem e como lidar com seus sentimentos, afirma João Araujo.

Para realizar essa alfabetização emocional com os alunos, será adotado o material didático “A liga pela paz”, que tem no seu conteúdo programático, aspectos fundamentais como, diversidade, tolerância e solidariedade. “O livro resgata a afetividade, os valores a vida e os limites, afirma Roxana Araújo.

Uma formação inicial será realizada com os professores do 1 ao 3 ano, da Escola Petrônio Viana, que está agendada para acontecer nesta sexta-feira (02), o objetivo é capacitar os docentes para trabalhar o material com os alunos, e contribuir na construção da cultura da paz com as crianças.


Nenhum comentário: