quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Escola Rui Palmeira lança projeto Construtores da Liberdade


Fotos: Fabiana Santos



Escola como espaço transformador. Nesta semana, foi lançado na Escola Rui Palmeira, no Vergel, o Projeto Piloto “Construtores da Liberdade”, que tem como objetivo unir ações pedagógicas e oficinas de arte e música, na perspectiva de dialogar com os jovens e desenvolvê-los para o mercado de trabalho.


Para Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação, medidas para garantir a segurança dos alunos e dos colaboradores da escola já tinham sido executadas, entre elas, o videomonitoramento e o reforço no policiamento. “Esse projeto piloto vai dar uma motivação na vontade de estudar dos alunos, além de uma perspectiva no ramo profissional", afirma.


A professora da unidade de ensino beneficiada com o projeto, Cristina de Assis diz ter ciência das dificuldades que os alunos têm na questão do aprendizado ou que sofrem algum tipo de violência. “A iniciativa do projeto vai permitir que os alunos encontrem algo que os envolva e ocupem sua mente”, afirma.


Para o coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mario Barros, o projeto será importante para trabalhar o lado profissional de todos os envolvidos. “Cada um de nós temos o compromisso de tentar contribuir para a mudança na educação, discutindo ações que melhorem as condições de ensino e colaborem para garantir e motivar a permanência dos alunos na escola”, afirma



Arte em material reciclado de Isaac Batista


De acordo com a psicopedagoga da Semed e autora do projeto, Tatiana Teles, a ideia do trabalho é oferecer um espaço de educação que trabalhe tanto o lado cognitivo quanto o lado emocional e profissional dos que dele participarem. “A partir de agora iremos realizar um levantamento com objetivo de analisar as demandas da escola. Essa iniciativa vai resgatar a autoestima dos alunos do período noturno, além de contribuir para diminuição da evasão escolar”, afirma.


A primeira oficina realizada na escola será de materiais reciclados, que vai ser ministrado pelo artista plástico Isaac Batista.

Nenhum comentário: