quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Plano de Ação de Serviço Social da Educação é apresentado na Semed


Foto: Roberto Lopes



As assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentaram, nesta quinta-feira (15), no auditório Paulo Freire, o Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de educação de Maceió para o biênio 2011/2012.



O Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de ensino foi estruturado com justificativa, fundamentação teórica, bases legais e marco histórico, além do planejamento das ações do serviço social em cada espaço de ocupação das assistentes sociais para o biênio 2011/2012.



Ele foi construído com a finalidade de subsidiar o exercício profissional, norteado pelos princípios ético-político da profissão. Antes da elaboração do plano, foram realizadas oficinas com as assistentes sociais da secretaria municipal de Educação, onde se discutiu a realidade do serviço social, as ações profissionais no espaço escolar, instrumentos de intervenção e as condições técnicas e éticas para o exercício profissional.



O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, disse da satisfação da Semed em receber o Plano de Ação de Serviço Social e falou da importância das assistentes sociais na rede municipal de educação. “Trata-se de um trabalho imprescindível e que ganha com isto é toda comunidade escolar. O plano consolida definitivamente a presença das assistentes sociais na educação municipal”, afirma Marcelo.




Para a coordenadora de Apoio Social da Semed, Aucione Albuquerque, o serviço social é uma profissão que atua na realidade social e tem por premissa garantir o acesso aos direitos. “Este documento foi pensado e elaborado por todas as assistentes sociais com assessoria do Núcleo de Pesquisa da Ufal, coordenada pela professora Rosa Predes, além da ajuda do conselho e do sindicato das Assistente Sociais”, explica Aucione.


Atualmente, a rede municipal de ensino possui 60 assistentes sociais que trabalham diariamente nas escolas e na sede da Semed. Além de Marcelo e da Aucione, estiveram presentes ao evento, a diretora de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo; a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Valéria Coelho; a representante do Sindicato das Assistentes Sociais, Vera Lúcia França e a representante da Faculdade de Serviço Social da Ufal, Clarice Tenório.


As Assistentes Sociais estão inseridas em três espaços de atuação:

As Assistentes Sociais da Rede Pública Municipal de Educação do município de Maceió, atualmente, estão inseridas em três espaços de atuação profissional: coordenação de serviço social, coordenação geral de recursos humanos da Semed e nas escolas da rede.


Pelo plano, cabe a Coordenação de Serviço Social, entre outras coisas, reestruturar a equipe profissional da Coordenação; promover capacitações nas diversas áreas das políticas públicas; acompanhar e fortalecer as ações do serviço social tendo como eixo norteador o plano de ação e reestruturação do projeto de combate a infrequência escolar



Já as assistentes sociais lotadas na Coordenação Geral de Recursos Humanos da Semed terão a incumbência de acolhimento, orientação e encaminhamentos dos trabalhadores acometidos de problemas que interferem no desempenho profissional, visando à redução de licenças; emitir parecer social quando solicitado e receber e orientar estágio em Serviço Social, entre outras atribuições.


As assistentes sociais lotadas nas escolas terão como objetivos específicos: promover o fortalecimento da gestão democrática escolar; reduzir o número de alunos infrequentes e facilitar a articulação com instituições para viabilizar o acesso aos serviços, benefícios e programas sociais, entre outros.




Nenhum comentário: