sexta-feira, 9 de setembro de 2011

II Conferência Metropolitana de Políticas para LGBT acontece em Maceió, dias 12 e 13


A capital alagoana será sede da II Conferência Metropolitana de Políticas Públicas para LGBT. Com o tema “Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”, o evento será realizado e 13 deste mês, no auditório da Casa da Indústria e reunirá representantes dos municípios de Maceió, Paripueira, Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Messias, Barra de Santo Antônio, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Barra de São Miguel.


A II Conferência Metropolitana de Políticas LGBT realizada em Maceió, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transexuais – CNCD/LGBT e convocada por decreto pela presidente Dilma Rousseff, em 18 de maio de 2011.


A abertura do congresso – promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com as secretarias municipais de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), Assistência Social (Semas) e Saúde (SMS) e pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) – terá a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que fará a palestra inicial às 20h, abordando o tema do evento.


No mesmo dia, haverá o lançamento da campanha Mães da Igualdade – campanha que está reunindo um grupo de mães brasileiras, que amam seus filhos e filhas LGBT e lutam pelos seus direitos.


No dia 13, os trabalhos serão iniciados às 8h, com painéis simultâneos e grupos de trabalhos. O primeiro terá como tema: “políticas públicas e população LGBT: conjuntura e diretrizes para promover a interface entre educação e cultura”. O debate terá a participação do secretário-adjunto da Semed/Maceió, Marcelo Nascimento; do coordenador do curso de Ciências Sociais da Ufal, Pedro Nascimento, e da ativista do movimento lésbico/Grupo Dandara, Maria Santos. A coordenação ficará com Juliano Brito do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Sexual.


O segundo tema de debate será: “Promoção da Saúde: avaliação e diretrizes para acolher a diversidade LGBT”. O debate terá a participação da conselheira nacional de Políticas para a população LGBT e militante da Liga Brasileira de Lésbicas, Léo Ribas; da representante da Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas, Cris de Madri e da psicóloga Sandra Gomes. A coordenação ficará com a ativista lésbica e assistente social, Ana Pereira.


O terceiro tema será: “Justiça e Segurança Pública: caminhos para garantir a cidadania LGBT”. O debate terá a participação da juíza da 2ª Vara Cível de Família, Ana Florinda; do presidente do Grupo Gay de Maceió, Tanino da Silva e da presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AL, Emanoella Remigio. A coordenação do grupo ficará com a cientista política e representante do Núcleo de Diversidade Sexual na Escola, Ana Claudia Laurindo.


O quarto e último tema será: “Assistência e Previdência Social: população LGBT em foco”. O debate terá a participação do secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Francisco Araújo; da representante da Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas, Érica Fayson e da consultora do Ministério da Saúde, Genilda Leão. A coordenação do grupo ficará com o representante do Conselho Regional de Psicologia, Ubiratânia Amorim. Após os debates do quarto tema, haverá uma plenária de sistematização e discussão e eleição para delegados/as para a II Conferência Estadual LGBT.


A primeira Conferência Nacional LGBT foi realizada em 2008 e funcionou como principal evento de proposição e articulação na estrutura do Estado brasileiro da cidadania LGBT. “Foi a partir das conferências que a sociedade pode propor e aprovar um conjunto de demandas que resultaram na criação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT, lançado em maio de 2009”, explicou o secretário-adjunto da Semed/Maceió, Marcelo Nascimento.

Nenhum comentário: