A Diretoria de Gerenciamento Escolar da Secretária Municipal de Educação, por meio, da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (CANE), realizou nesta quarta-feira (21), na Semed, uma reunião com diretores das unidades escolares da 5ª região administrativa.
O objetivo do encontro foi orientar os gestores escolares sobre a importância da alimentação saudável e adequada para os alunos, e também, esclarecer a sistematização da oferta de produtos de gêneros alimentícios da agricultura familiar, a partir, do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).
De acordo, com a lei nº 11.497, de 16 de junho de 2009, no Art. 14, as unidades gestoras deve utilizar no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.
Para Marta Maria Nobre, coordenadora e nutricionista de alimentação escolar da Semed, esse medida vai ajudar aos agricultores rurais, além de contribuir para uma alimentação saudável. “Beneficia ao produtor rural e proporciona uma alimentação mais adequada para os alunos”, afirma ela.
“São políticas públicas, com reais perspectivas de mudança na vida de todos. Estaremos adquirindo produtos saudáveis para os alunos, e beneficiando aos pequenos agricultores locais", afirma Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed.
Uma nova reunião com os diretores da 5ª região está agendada para dia 28/09, na Semed, nessa será discutido o cardápio de alimentação, a distribuição e repasse de verbas. De acordo, Elaine Oliveira, a perspectiva é que no mês de outubro, seja aberta a chamada pública para cadastro de fornecedores dos alimentos.
Esse é um projeto piloto que inicialmente atenderá as escolas da 5ª região, essa abrange 21 unidades da rede municipal de ensino, em um total 10.697 alunos beneficiados com o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário