segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semed realiza seminário “Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Maceió”


Foto: Natalhinha Marinho




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Gestão Democrática, ligado a Diretoria de Gerenciamento Escolar realizou, nesta segunda-feira (19), o Seminário Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Maceió, tendo como público alvo, os candidatos a diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino.


Para o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão que abriu o evento, o seminário teve como objetivo, contribuir para que os diretores e vice-diretores, após serem eleitos, assumam um papel efetivo na elaboração, discussão, planejamento e encaminhamento de propostas no âmbito educacional escolar. “A ideia é garantir a ampla participação da comunidade, de forma a priorizar que possibilite aos sujeitos do processo, entenderem a realidade social, nela intervindo de modo mais consciente”, disse.


Beltrão informou ainda, que já manteve contato com o Ministério da Educação para a realização de um curso de capacitação para todos os diretores e vice-diretores eleitos. “O objetivo é romper com a separação entre o pensar e o fazer, entre a concepção e a execução e entre a teoria e a prática


O seminário foi composto por uma mesa redonda coordenada pela chefe de gabinete da Semed, Josefa Conceição e composta pela promotora de justiça, Cecília Carnaúba, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Gilberto Irineu; pela professora da Universidade Federal de Alagoas, Edna Prado e pela técnica do Departamento de Gestão Democrática da Semed, Neide Barbosa. O tema debatido foi a gestão democrática nas escolas e a garantia de direitos e controle social.




Os debatedores falaram de eixos que envolvem temas como lideranças, fortalecimento do conselho escolar, planejamento de ensino, projeto político pedagógico, integração escola, comunidade, projetos voluntariados e garantia de direitos.


A atividade visou ainda, à preparação dos futuros gestores para o dia a dia escolar e as peculiaridades relacionadas aos conselhos escolares, verbas e prestação de contas, controle de despesas, entre outros.


A eleição será realizada no dia 26 de outubro para o quadriênio 2012/2015, em 119 unidades de ensino de Maceió.


Estiveram presentes ainda, o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento; a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira; o presidente da Comissão Eleitoral da Semed, Antônio Benedito; representantes do Sinteal, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal.



Nenhum comentário: